AMAMS PEDE SOCORRO PARA HOSPITAIS E COMEMORA REPASSE EXTRA ANUNCIADO POR BOLSONARO

| 10 de Abril de 2019 - 18:59

 O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Marcelo Felix, prefeito de Januária, solicitou a ajuda da bancada mineira no Congresso Nacional para garantir junto ao Ministério da Saude um aporte de recursos permanente para o Norte de Minas, como vista de salvar os hospitais que estão enfrentando séria crise financeira, por causa dos baixos valores repassados pelo Sistema Único de Saude. Ele participou da reunião com a bancada federal, na tarde/noite de terça-feira, quando os dirigentes municipalistas mostraram o quadro vivido pelas Prefeituras. Na sua fala, o presidente fez um relato da situação da saúde no Norte de Minas. O presidente está em Brasilia na Marcha Nacional dos Prefeitos.

                O pedido do presidente Marcelo Felix é para que a bancada mineira marque uma audiência com o ministro da Saude, Luiz Henrique Mandetta para buscar uma solução. Marcelo Felix, que é médico psiquiatra, mostrou que não adianta receber emendas parlamemtares, que são importantes, mas duram apenas um ano. Por isso, pediu que sensibilizasse o Ministério da Saude a criar um programa especial para a área mineira da Sudene, tendo em vista que o Norte de Minas é formado por 86 municípios e tem o pólo macro norte na saúde. Os municípios de Bocaiuva, Brasilia de Minas, Janauba, Januária, Manga, Monte Azul, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, São Francisco, Taiobeiras e Varzea da Palma, que contam com hospitais de médio e grande porte estão quase fechando essas unidades.

                 Na sua participação na Marcha Nacional dos Prefeitos, o presidente da AMAMS, Marcelo Felix, comemora a decisão do presidente Jair Bolsonaro de socorrer os municípios brasileiros, repassando no mês de setembro 30% de uma cota extra de 1% do Fundo de Participação dos Municípios; outra parte em 2020 e por fim, até 2022 o repasse integral dos recursos. “É claro que queriamos mais. Porém a crise é geral. Se recebermos uma ajuda nesse ano, nos alivia” – explica o presidente da AMAMS. O presidente Jair Bolsonaro anunciou a medida para receber o apoio dos prefeitos, visando receber o apoio na reforma da Previdencia.