CAIXA E AMAMS FAZEM PARCERIA PARA ACELERAR CONVÊNIOS E PROJETOS DOS MUNICÍPIOS

| 16 de Abril de 2019 - 13:40

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene e a Caixa Economica Federal estabeleceram uma parceria para acelerar e viabilizar a tramitação dos projetos e convênios de interesse dos municípios do Norte de Minas. A reunião realizada na manhã dessa terça-feira na sede da AMAMS com a diretoria da entidade serviu para apresentação do novo superintendente da Caixa em Montes Claros, Carlos Eduardo Pinheiro, empossado na semana passada, além de Herberth Seabra, gerente da Regional de Governança em Belo Horizonte, além dos responsáveis pela área de projetos e engenharia que ficam em Montes Claros.
Na parceria, a AMAMS passará a acompanhar os projetos técnicos na Caixa, além de toda vez que for necessário, serão realizados eventos na sede da entidade com os técnicos da Caixa. Eluzai Almeida, coordenador de captação de recursos da AMAMS e que foi técnico da Caixa, explicou que a entidade montou uma equipe técnica para dar suporte aos municípios no encaminhamento dos projetos na tramitação na Caixa, aliviando e resolvendo muitas demandas reprimidas e saneando as duvidas.
            Na abertura dos trabalhos, o presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, explicou que a entidade tem recebido muitas queixas dos prefeitos sobre a tramitação dos projetos que tramitam na Caixa, pois existe risco dos municípios perderem os recursos e por isso, a proposta de retomar a discussão sobre a analise dos projetos e dar maior agilidade a eles, pois a reclamação é da equipe técnica estar reduzida. O novo superintendente, Carlos Eduardo Pinheiro, lembrou que tomou posse há um mês e depois entrou de férias, mas como atuou como gerente da agencia de Varzea da Palma sabe das demandas do Norte de Minas e pediu ajuda para os prefeitos, visando conseguir resolver as demandas, pois a Superintendencia de Montes Claros tem jurisdição sobre 154 municípios.
            O prefeito Robson Mota Dias, de Coração de Jesus, mostrou que tem convenio para vencer em julho e pediu ajuda para não perder essa verba, pois criou uma expectativa na comunidade. Hamilton Gonçalves, de Grão Mogol, lembrou que tem uma verba de R$ 250 mil para o calçamento de rua que teria sido reprovado pela área técnica, sem qualquer justificativa e cita que a obra ajudará a resolver o risco de uma pancada de chuva levar o cemitério da cidade, causando uma tragédia. O prefeito Leonardo Almeida, de Japonvar, citou que tem nove projetos tramitando na Caixa e que são obras desejadas pela população, pedindo a ajuda para viabiliza-las.
            O prefeito Celio Santana, de Buenopolis, mostrou que tem convenio de R$ 500 mil tramitando para fazer obra em um distrito rural, mas depende da agilização. O prefeito Carlos Mota Dias, de São João da Lagoa, lembrou de projeto para urbanização da lagoa da cidade,  que desde agosto de 2018 está na Caixa. Ele afirma que os projetos na Fundação Nacional de Saude (Funasa) são mais ágeis, pois já realizou dois, mas na Caixa não consegue a mesma agilidade.
O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, pontuou essa cobrança pela agilidade na tramitação dos projetos e lamentou a redução da equipe técnica no Norte de Minas para atender aos municípios. Citou um caso de uma técnica que entrou de licença maternidade e sem ser substituída. Um projeto que teria 15 dias para despacho, ficou mais de cinco meses.