CODANORTE E AMAMS DISCUTEM UNIDADE DE ACOLHIMENTO

| 09 de Abril de 2019 - 10:11

O Consorcio de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) discutiram ontem de manhã em Belo Horizonte como manter a Unidade de Acolhimento Lar São Francisco, sediada em Januária, que abriga crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e até agora mantida pelos municípios de Bonito de Minas, Conego Marinho, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz. A reunião foi realizada com a subsecretária de Politicas Sociais, Janaina Reis e com a diretora estadual de Alta Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Tatiane Patricia dos Reis.

            O secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos; a coordenadora do Lar São Francisco, Ariele Cristine Rodrigues Dias e a coordenadora do Departamento de Serviço Social da AMAMS, Laila Tätiane, mostraram a demanda do órgão, salientando que atualmente cada município gasta R$ 12 mil por mês para o custeio do local que está com quatro crianças e seis adolescentes recebendo atendimento, mas esbarram na falta de recursos e por isso, seria conveniente se o Estado fizesse o aporte de recursos para aliviar os cofres municipais. Também pediram a capacitação para os servidores envolvidos no projeto.

Lembram que os municípios de maior porte recebem verbas federais, enquanto nos municípios de menor porte, dependendo dos repasses do Estado. A AMAMS solicitou que esse pleito fosse ampliado para os municípios filiados que apresentam essa demanda, pois o  Piso Mineiro contempla os repasses,  porém não é o suficiente para arcar com todos as demandas vinculadas a assistência social.  Janaina Reis ela demonstrou apoio e interesse em atender as demandas referente ao Codanorte e Amams e  se mostrou  disponível a estar atuando em conjunto. O Codanorte propôs atender e visitar os municípios que atuam junto ao consórcio ofertando uma capacitação para estes profissionais que já estão na região e que o Polo pode ser Januaria, haja vista que contempla todos os municípios consorciados