FUNASA APRESENTA SALTA-Z NA AMAMS PARA FORNECER ÁGUA POTÁVEL NO NORTE DE MINAS

| 21 de Agosto de 2018 - 17:12

A Fundação Nacional de Saúde apresenta nessa terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de agosto, em Montes Claros, o projeto “Salta-Z”, apontada como uma  solução alternativa coletiva simplificada de tratamento de água, criada no norte do País como recurso para atender reivindicações de comunidades ribeirinhas para o provimento de água potável. O evento será realizado a partir das 9 horas no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, em parceria com a entidade. A superintendente da Funasa em Minas Gerais, Edicleusa Veloso estará presente na solenidade, quando também serão repassadas as informações para o desenvolvimento e celeridade na execução de convênios firmados junto a Funasa.

O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, afirma que ainda existem várias comunidades do Norte de Minas que não contam com água potável e por isso, a iniciativa da Funasa poderá ajudar a minizar essa situação. Ele cita como exemplo a situação dos dessalinizad ores, cuja manutenção é muito cara, quando tem de trocar a membrana dos filtros. O Salta Z foi criado pelo Serviço de Saúde Ambiental da FUNASA e experimentado em várias partes do Brasil.  Os filtros foram idealizados pelos técnicos da Fundação Nacional de Saúde no Pará, exercendo o princípio de sustentabilidade, o sistema utiliza em sua maioria materiais ecologicamente corretos e custa cerca de 25% menos que os modelos tradicionais. É composto, ainda, por carvão ativado de ossos bovinos, pedriscos, areia e por um clorador que realiza a desinfecção da água tornando-a apta para consumo humano.

O Salta-Z transforma água suja em potável para o consumo humano das populações mais carentes, ribeirinhas e quilombolas. O equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira que está sendo considerada uma solução inovadora, além de ser simples consegue atender até 600 pessoas por dia a um custo médio de R$ 15 mil. A Funasa já instalou no ano de 2017 mais de 500 unidades de Salta Z em todo o Brasil e o projeto para 2018  é a instalação de mais 1.000 unidades. 

Todo o material utilizado na instalação pode ser adquirido no próprio comércio local, daí a praticidade da tecnologia pioneira. No evento em Montes Claros, Jaime Costa Silva,  chefe do Serviço de Saúde Ambiental em Minas Gerais apresentará o projeto.