​AMAMS, ACI E ABGD CONVOCAM ENTIDADES DE CLASSES PARA CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

| 15 de Setembro de 2021 - 08:00


Representantes de entidades de classes de Montes Claros estiveram reunidos na sala da presidência da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) nesta tarde de terça-feira, (14), onde assinaram o Protocolo de Intenções para institucionalização do Observatório da Geração Distribuída. O presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, ressaltou a importância da união entre as entidades de classes com os setores de representação política e falou das conquistas nestes primeiros meses de sua gestão, que foca a geração de emprego, renda e o desenvolvimento dos municípios do norte de Minas. Além disso, colocou a maior associação macro regional do Brasil a disposição das entidades de classes. 
O Superintendente de Desenvolvimento Econômico da AMAMS e diretor da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Walter Abreu, enalteceu a iniciativa e sintetizou os aspectos legais com a nova legislação da geração distribuída, entre elas a energia solar fotovoltaica. Para o superintendente, a região é privilegiada com a abundância do sol e citou a importância social e empresarial do setor que pode gerar mais de 25.000 empregos, além de ser a solução em um futuro próximo para a grande crise energética em todo País.
O presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, disse que a intenção da criação do Observatório de Geração Distribuída visa abrir diálogo com a concessionária de energia (CEMIG) com doação de trabalho e sugestões, que criem um canal de comunicação para discutir e abordar demandas, pedidos e dúvidas dos investidores de energia distribuída. Assinaram o protocolo de intenções A AMAMS, ABGD, ACI, SOCIEDADE RURAL, SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS, ADENOR, ADESEG, ACIJAN, CDL e FIEMG, que juntas representam grande parte da atividade econômica e mais de dois milhões de eleitores. 
O Presidente da AMAMS finalizou a reunião agradecendo a presença e a parceria para a aprovação do projeto de Lei 5829, que será o marco legal da GD e que a criação do Observatório da GD vai fazer com que os benefícios sejam cumpridos pela CEMIG.