​AMAMS ALERTA PREFEITURAS SOBRE A NECESSIDADE DE CAMPANHAS MAIS OSTENSIVAS PARA CONCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE OS DANOS CAUSADOS PELOS INCÊNDIOS

| 21 de Setembro de 2021 - 10:52


Com a piora nos indicadores, houve o avanço da seca no norte de Minas, situação que agrava nesta época do ano com as formações de focos de incêndios. Segundo o presidente da Associação dos Munícipios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, a entidade, por meio do Departamento de Defesa Civil, vem monitorando os municípios e acompanha as ocorrências com grande preocupação, pois a vegetação e a fauna são afetadas, além disso, os impactos são grandes na economia dos municípios com a diminuição da oferta de produtos agrícolas e agropecuários.
“Estamos realizando um levantamento junto ao Corpo de Bombeiros dos focos de incêndio, bem como orientando os gestores municipais para que criem campanhas publicitárias com o objetivo de promover a conscientização das comunidades sobre os riscos de incêndios em áreas de mata nativa (cerrado) e nascentes”. O presidente disse ainda que a iniciativa deve ser focada sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente, representados pelas queimadas sem planejamento ou criminosas, que podem ocasionar acidentes de grandes proporções e com danos inestimáveis para a região.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, nesta terça-feira (21), estão sendo realizadas ações de combate à incêndios em vários municípios do Norte de Minas. A corporação de Salinas combate um Incêndio em unidade de conservação no povoado de "Alto Bravo" Distrito de Berilo. Em Janaúba realizaram o monitoramento e combate a pequenos focos em um incêndio na serra do Taquaril que já dura 10 dias. A área queimada é de aproximadamente 1100 hectares. Na cidade de Gameleira, bombeiros de Janaúba, reforçados por bombeiros de Montes Claros, combatem os incêndios nas localidades de curral Velho e Veredas do Jacu. Em Botomirim bombeiros de Francisco Sá, juntamente com brigadistas do IEF, também combateram um incêndio Florestal próximo a reserva da Serra da Cachoeira. Estima-se que 100 hectares foram queimados e em Bonito de Minas bombeiros de Januária combatem os incêndios da APA Cochá e Gibão (zona rural de Bonito de Minas) e APA Pandeiros (Zona rural de Januária). Na serra do Cabral em Buenópolis também ocorre um incêndio.