​AMAMS COBROU DO IDENE A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NO PROGRAMA LEITE NOVO E LIGAÇÃO DOS 470 POÇOS ARTESIANOS ABERTOS NA REGIÃO

| 07 de Abril de 2021 - 15:07


     O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE), realizou na manhã dessa terça-feira, por meio de videoconferência, a primeira reunião do ano com membros do Conselho Fiscal para avaliar os projetos e a situação financeira do órgão. O diretor geral, Nilson Pereira Borges, fez um apanhado de todos os programas e suas respectivas ações nas áreas de atuação. Segundo o diretor, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas neste momento de pandemia, o IDENE montou uma força tarefa para retomar todos os programas que atendem as regiões com a promoção, coordenação de programas e projetos que visem o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades dos vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas.
      Na oportunidade, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, agora também novo conselheiro do IDENE, cobrou o retorno para o Norte de Minas do programa Leite pela Vida, que recentemente recebeu o título de “Leite Novo”, além disso, o presidente falou das dificuldades que os municípios enfrentam com a falta d’água e cobrou do Instituto a distribuição de cestas básicas.
     “Especialmente neste momento de pandemia, os municípios do norte de Minas, a maioria com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo, necessitam do leite. Existe uma cobrança muito grande do povo. Os prefeitos também cobram. Nessa força tarefa seria bom avaliar com bons olhos o retorno do programa do leite para a região”, disse José Nilson Bispo de Sá. 
       O presidente da AMAMS elogiou a abertura dos 470 novos poços artesianos, mas cobrou a ligação desses poços, que, segundo o presidente, foram abertos e por falta de energia elétrica e equipamentos estão desligados. “Até hoje estes poços não servem para socorrer a necessidade de água do povo. Tudo tem que ter começo, meio e fim. Na minha cidade por exemplo existem 7 poços abertos, mas não foram ligados”, finalizou o presidente da AMAMS.
     O diretor geral do IDENE, Nilson Pereira Borges, sugeriu que a AMAMS articule junto aos deputados e prefeitos no sentido de resolver as pendências do norte de Minas e que seja realizada uma reunião o mais breve possível, tendo como pauta as reivindicações. Quanto ao Leite Novo, o diretor afirmou que os municípios do norte do Estado estão incluídos no programa, mas que neste primeiro momento o atendimento será para as regiões dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Nilson Borges alegou que não é possível atender as três regiões juntas no momento devido a alta do preço do leite que teve um considerável aumento nos últimos meses.