​AMAMS CONFIRMA APOIO AO PROJETO RONDON DAS GERAIS

| 19 de Outubro de 2021 - 14:55



                   Em uma reunião realizada na manhã dessa terça-feira (19), na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), com a Coordenação do Projeto Rondon, ficou acertado o apoio da AMAMS às operações que serão realizadas na região. A Operação Rondon das Gerais está prevista para iniciar em janeiro de 2022. Cerca de 250 estudantes e professores universitários estarão nos municípios, de forma voluntária, para promover ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades. 
Conforme informou o Coronel do Exército e Coordenador de Logística do Projeto Rondon, Antônio Silano, a operação atenderá 12 (doze) municípios e terá como centro regional a cidade de Montes Claros. Serão atendidos os municípios de Botumirim, Campo Azul, Cristália, Engenheiro Navarro, Grão Mogol, Ibiaí, Ibiracatu, Josenópolis, Olhos D'água, Ponto Chique, Ubaí e Varzelândia. Participam da ação universidades públicas e privadas dos estados do ES, SP, PR, MG, MT, MS, RJ, RS e SE. O Coronel Willian informou ainda que a iniciativa envolve o Ministério da Defesa, por meio da Coordenação-Geral do Projeto Rondon, o governo de Minas Gerais, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e o 55º Batalhão de Infantaria do Exército. 
Cada município receberá, por 12 dias, duas universidades com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por equipe. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento como Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. 
         O Coronel Willian da Silva Cunha, coordenador da operação Rondon das Gerais, disse que todas as tratativas estão sendo feitas junto aos prefeitos, secretários municipais e lideranças locais e que as propostas de trabalho foram elaboradas por estudantes e professores para atender às reais necessidades dos municípios. 
        Para o presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘’Nilsinho”, a presença do Projeto Rondon é de suma importância para os municípios, pois haverá uma troca de conhecimentos, ações sociais e educativas relevantes para uma interação com a comunidade. “Agradeço aos Coronéis Silano, Willian e toda equipe do Projeto Rondon pela parceria com a AMAMS. Coloco a disposição toda nossa estrutura física, bem como o nosso auditório para suporte nessa operação. Além disso, as nossas equipes de comunicação social, assistência social e defesa civil também estão disponíveis para prestação de serviços,” disse.