​AMAMS DURANTE O FÓRUM SUDESTE COBROU ATUAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL PARA RESOLVER AS PRINCIPAIS DEMANDAS DO NORTE DE MINAS

| 29 de Maio de 2023 - 16:05


O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, recebeu na manhã dessa segunda-feira, 29 de maio, O Ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e participou de uma reunião com lideranças políticas para definir as prioridades do Norte de Minas. Durante todo o dia o Ministro participou do Fórum Sudeste, evento que contou com a participação da Amams na mobilização dos prefeitos e que foi realizado no Portal Eventos em Montes Claros.  e que apresentou projetos e ações voltados ao desenvolvimento da região.
O presidente da Amams, Nilsinho, falou das principais demandas do Norte de Minas e solicitou ajuda do governo federal. Ele pontuou a necessidade da retomada das obras da barragem de Berizal, a construção das barragens de Jequitaí e de Congonhas, como também uma intervenção na BR 251 com a construção de pista dupla ou outra solução que possa diminuir os números de mortos, vítimas diárias de acidentes na rodovia federal. Nilsinho ainda lembrou do projeto da Amams que cobra do governo a construção de 1 milhão de barraginhas. 
“Nós, prefeitos da região, estivemos reunidos para avaliar as principais necessidades do Norte de Minas e aqui apresentar ao Ministro. As barragens de Jequitaí, de Berizal e de Congonhas, além de resolver a sede das pessoas, vai transformar a região como a maior produtora de frutas e verduras da América Latina. Consequentemente vai melhorar a vida de milhares de famílias. A Amams já protocolou junto ao governo federal a construção de 1 milhão de barraginhas, sendo 100 mil por ano durante 10 anos, projeto que pode resolver a falta d’água nas pequenas propriedades rurais. Também temos a caótica situação da BR 251, a rodovia da morte, que mata muita gente todos os dias. É preciso que o governo tenha uma atenção para esta BR, por ela passam cerca de 15 mil caminhões e 5 mil carros de passeio todo dia”, disse o presidente da AMAMS. 
Nilsinho ainda pediu que o governo federal reforce a implantação do Bloco 08 na região de Padre Carvalho, Josenópolis, Fruta de Leite e Grão Mogol, projeto da Mineradora Chinesa SAM que vai gerar mais de 11 mil empregos diretos na atividade de mineração, e lembrou o potencial da região na produção de minério e madeira. O presidente da Amams finalizou destacando o povo do Norte de Minas. “Nosso povo é bom, nosso povo é trabalhador e ordeiro, estamos juntos para ajudar no desenvolvimento do Norte de Minas”, finalizou.