​AMAMS E CREA-MG DEFINEM PARCERIA PARA AUXILIAR PROJETOS DE ENGENHARIA DOS MUNICÍPIOS

| 22 de Junho de 2021 - 14:57


Em reunião realizada nesta segunda-feira, 21, na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), o presidente e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, recebeu o inspetor chefe do CREA-MG da regional de Montes Claros, Fábio Souto, para tratar de parceria entre as duas entidades. Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Cristália, Jairo Junior, e o superintendente de desenvolvimento econômico da AMAMS, Walter Abreu. 
 O inspetor apresentou convenio de mútua cooperação do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, com entrega da cartilha de Políticas Públicas, com intuito de promover troca de informações e a colaboração institucional, para contribuição ao cumprimento da lei e a segurança de todos, auxiliando os municípios norte mineiros a superar os desafios relacionados a engenharia, à agronomia e às geociências. 
O presidente da AMANS apresentou alguns projetos de engenharia desenvolvidos pela equipe de engenheiros da associação que devem beneficiar moradores de vários municípios conveniados à AMAMS, e solicitou apoio, cooperação e provimento de soluções por parte do CREA. Já o superintendente, Walter Abreu, apresentou o Programa de Desenvolvimento Econômico lançado para auxiliar os prefeitos do norte de Minas em várias frentes e projetos que visam gerar emprego e renda. O programa pretende gerar 50.000 empregos.
O inspetor chefe, Fábio Souto, pontuou a importância da parceria entre CREA-MG e AMAMS, como o bem-estar social e humano, o cumprimento da legislação, desenvolvimento urbano e rural, racionalização na aplicação dos recursos, obtenção de recursos nos projetos que visam Cidades Inteligentes, Planos diretores, Inspeções, iluminação pública, prevenção de catástrofes,  Conservação de solos e água – Uso e reuso da água, saneamento ambiental, segurança alimentar, licenciamentos ambientais, licitações e obras públicas.
No final do encontro foi acertada uma nova reunião que deverá ser agendada para o mês de  julho, em data a  definir, que  contará com as presenças do presidente do CREA-MG, Lúcio Borges,  inspetorias dos CREA regionais, presidente da AMM Gilvan Lacerda, presidente da AMANS José Nilson Bispo de Sá e  diretoria, e os prefeitos municipais que compõem a grande área mineira da Sudene.