​AMAMS E IPTI DISCUTEM AMPLIAÇÃO DO MÉTODO SYNAPSE NA EDUCAÇÃO DO NORTE DE MINAS

| 07 de Dezembro de 2021 - 17:07

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e o Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI), de Sergipe, discutiram na manhã dessa segunda-feira, em Montes Claros, como ampliar o Método Synapse de Educação, envolvendo alunos do 1º a 3º ano, em projeto piloto que foi desenvolvido nos municípios de Padre Carvalho e Josenópolis. A meta é expandir pata vários municípios. O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho salienta que o resultado apresentado nos dois municípios superou a expectativa e que agora o desafio é conseguir empresa com cunho social para ampliar o programa no Norte de Minas. Nos dois municípios do Norte de Minas foram viabilizados pela Fundação Banco do Brasil e a reflorestadora Norflor. 
O Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI – é uma instituição de arte, ciência e tecnologia, sem fins lucrativos, que busca gerar inovações capazes de promover o desenvolvimento humano, a partir da criação de tecnologias sociais nas áreas de educação básica, educação empreendedora e saúde básica. O IPTI começou a dar seus primeiros passos em outubro de 2003, na cidade de São Paulo. Em 2009, a organização decide mudar sua sede para Santa Luzia do Itanhy, sul de Sergipe, um dos municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, para junto com a comunidade local gerar soluções que sejam eficazes em contextos de extrema vulnerabilidade e que tenham potencial de escala.  
O fundador do Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação, Saulo Barreto, esteve ontem em Montes Claros, quando explicou que o método consiste em respeitar a realidade de cada localidade, com o conhecimento e habilidades adquiridos pelos alunos e professores. Nessa primeira etapa, foram formados 40 professores de Padre Carvalho e 30 de Josenópolis, São sete módulos. Ele lembra que o Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI já executa esse método em 20 municípios brasileiros, onde capacita os professores de cada município, onde eles se transformam em multiplicadores. O Departamento de Educação da AMAMS convidou vários municípios para conhecerem esse projeto.