​AMAMS FOI SEDE DO ENCONTRO ESTADUAL DE ADOLESCENTES

| 03 de Fevereiro de 2023 - 11:57


O Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), realizou nesta sexta-feira (03), na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) o Encontro Estadual de Adolescentes – NUCAS pelo Clima. O evento faz parte da agenda do Selo UNICEF 2021-2024 e contou com as participações do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) parceiro técnico do Unicef e dos seus apoiadores em Minas Gerais, a Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH) e AMAMS. O encontro reuniu representantes de municípios mineiros engajados nas ações de participação cidadã de adolescentes. 
Conforme disse a representante da ABRADH, Raquel Luar, este foi o primeiro encontro a reunir meninos e meninas presencialmente na atual edição do Selo UNICEF. Ela salientou que o evento tem como objetivo estimular a reflexão sobre como uma alimentação saudável pode ser instrumento de preservação ambiental, como também os impactos ambientais das mudanças climáticas. 
A representante do Unicef, Luiza Leitão, destacou a importância do Selo UNICEF. Segundo ela, é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes em mais de 2 mil municípios do Semiárido e da Amazônia. “O UNICEF estimula e apoia os municípios a garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A experiência com as edições anteriores mostra que os municípios que participam do Selo UNICEF avançam mais na melhoria de indicadores sociais da infância e adolescência do que municípios das mesmas regiões que não participam da iniciativa”. 
A psicóloga e coordenadora do departamento de Assistência Social da AMAMS, Laila Souza, lembrou que as ações do Unicef realizadas na região contam com o apoio da AMAMS desde o ano de 2017. “A participação da AMAMS como apoiadora visa contribuir e aprimorar as políticas públicas junto aos municípios da região. Contribuímos no processo de orientação junto aos municípios e ajudamos os municípios a trabalhar de forma intersetorial e alcançar uma maior eficácia na gestão municipal”.