​AMAMS PARTICIPA DE SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA EM VERDELÂNDIA

| 17 de Fevereiro de 2023 - 11:30



Nesta quinta-feira (16), a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) participou de solenidade do Programa Água Doce (PAD), realizada em Verdelândia, que inaugurou novos sistemas de dessalinização de água. Os novos sistemas passam a fornecer água potável para 300 famílias das comunidades de União, Caetité e Vista Alegre, localizadas na zona rural do município. O programa vai atender comunidades rurais do semiárido mineiro e vai beneficiar mais de 28 mil pessoas em 26 municípios.

O vice-presidente da Amams e prefeito de Buenópolis, Célio Santana, representou a entidade na solenidade. Ele informou que o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, anunciou que o programa vai entregar 69 sistemas até o final desse ano, beneficiando cerca de 28 mil pessoas em 26 municípios do semiárido mineiro. Além disso, ele informou que 23 sistemas foram implantados em Minas Gerais, das quais 11 já estão em pleno funcionamento.
 
“Trata-se de uma importante iniciativa do Governo de Minas em parceria com os Governos Federal e municipais, que vai garantir a manutenção dos sistemas já implantados por 12 meses. Com isso, milhares de pessoas da região poderão contar com um sistema que vai garantir água potável de qualidade em suas propriedades”, disse o vice-presidente da Amams, Célio Santana. Ele afirmou que a Amams apoia a iniciativa e que também está empenhada para que os sistemas de dessalinização da água sejam implantados em outros municípios da região norte do Estado.

Além do vice-presidente da Amams, participaram da solenidade em Verdelândia, o vice-governador, Professor Mateus, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o chefe do gabinete militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia, além de prefeitos de 26 municípios mineiros contemplados pelo PAD MG e autoridades locais. Também estavam presentes os prefeitos Rony Douglas, de Olhos
D’água, Eduardo Rabelo, de Francisco Dumont e Welson Welson Gonçalves da Silva, de Japonvar.

Vale ressaltar que 70% dos poços da região semiárida do Brasil apresentam águas salobras ou salinas, e a água subterrânea, muitas vezes, é a única fonte disponível para as comunidades. O sistema de dessalinização implantado pelo PAD é uma das melhores tecnologias para a remoção de sal da água, fornecendo água potável e de qualidade às comunidades atendidas pelo programa. O dessalinizador usa o processo de osmose reversa no qual membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, retiram da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano.