​AMAMS PEDE AO MINISTRO MARCOS MONTES APOIO PARA AMPLIAÇÃO DO SEMIÁRIDO NA ÁREA MINEIRA DA SUDENE

| 18 de Outubro de 2022 - 12:51



A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) pedira ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, durante sua visita a montes claros, o apoio para que a Sudene estude a ampliação do semiárido na área mineira da Sudene dos atuais 91 municípios para 150. O ministro cumpre agenda nessa quarta-feira, às 9 horas, em Montes Claros, no evento “AgroNordeste: resultados e perspectivas para o semiárido”, no auditório do Parque João Alencar Athayde. Marcos Montes é mineiro, ex-prefeito de Uberaba e conhece a realidade do norte de Minas.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, explica que a definição do semiárido é com base em critérios técnicos, e isso ajuda, pois o norte de Minas se enquadra nesse critério, como em índices pluviométricos. O principal resultado é que o semiárido oferece taxas de juros mais acessível e ainda com rebate de adimplência.  O Semiárido Brasileiro é composto por 1.262 municípios, dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Os critérios para delimitação do Semiárido foram aprovados pelas Resoluções do Conselho Deliberativo da Sudene de nº 107, de 27/07/2017 e de nº 115, de 23/11/2017: como precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm, Índice de Aridez de Thornthwaite igual ou inferior a 0,50 e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano. Na última ampliação do semiárido foram inseridos seis municípios do norte de minas como Buritizeiro, Pirapora, Santa Fé de Minas, São Francisco, São Romão e Várzea da Palma, conforme resolução Nº 115, de 23 de novembro de 2017.

Por outro lado, Minas Gerais teve os municípios de Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Jacinto, Bandeira, Jordânia, Mata Verde e Felisburgo excluídos do semiárido.