​AMAMS PROMOVEU RODA DE CONVERSA COM A PARTICIPAÇÃO DE TÉCNICOS DA BAHIA

| 06 de Julho de 2021 - 13:21



A Associação dos Municípios da área Mineira da Sudene (AMAMS) promoveu na manhã desta terça-feira, dia 6 de julho a Roda de Conversa sobre o processo  de organização das conferências municipais de Assistência Social 2021 com a participação de 101 participantes de profissionais e gestores da região norte-mineira. A curiosidade foi a participação da superientende de Assistência Social da Bahia, Leísa Mendes, dos técnicos da Confederaççao Nacional dos Municípios e Associação mineira dos Municípios, que apresentoaram os modelos usados.  O encontro  visou  contribuir com os debates  referente a realização das Conferências de Assistência Social nos municípios, em parceria da AMAMS, CNM e AMM. O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, salienta que ao promover um evento com parceiros de outros Estados, a AMAMS abre um leque de conhecimentos de modelos a serem usados nas conferencias, deixando cada gestor municipal com a opção de definir qual melhor alternativa e ainda enriquecendos os debates.
Os temas discutidos e abordados  foram pautadas nas discussões sobre os eixos a ser debatidos pelos profissionais junto aos usuários, trabalhadores e observadores neste momento de Conferência de Assistência Social, ressaltando que o encontro buscou elencar sobre  a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades, Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais, Controle social: o lugar da sociedade civil no  SUAS e a importância da participação dos usuários; Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social, Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
A roda de conversa trouxe elementos principais  sobre a política de assistência social e a oferta dos serviços socioassistêncial e as responsabilidades dos entes, bem como elencou sobre o . Bem como  à participação social e o lugar da sociedade civil na gestão democrática e no controle social. Apontando assim sobre a articulação e integração entre serviços, benefícios e transferência de renda para acesso e garantia de direitos. E a importância dos municípios darem visibilidade dos resultados desenvolvidos  pela  Política de Assistência Social e de seus impactos na vida da população atendida. A superientende de Assistência Social da Bahia, Leísa Mendes pontuou sobre a questão do reposicionamento vinculado ao Cofinanciamento federal e responsabilidade dos entes, a  consultora da área técnica de Assistência social da CNM complementou ainda em seu debate os desafios cotidianos que os Municípios enfrentam em relação ao cumprimento de legislações e normas sobre financiamento e orçamento que impactam a garantia dos direitos socioassistenciais aos usuários.  
Em que medida os diagnósticos e planejamentos elaborados a partir da vigilância socioassistencial podem contribuir para a identificação das demandas, a organização das ofertas e os respectivos custos de cada serviço para a garantia de direitos socioassistenciais.  Alertou ainda aos profissionais sobre os recursos que foram disponibilizados no ano de 2020 no âmbito da Política de Assistência Social em torno de R$ 2.321.286.890. Os debates contribuíram para que os municípios possam discutir e elencar propostas que possam avaliar a política de assistência social nos municípios, estados e união, tendo em vista que o espaço de conferência propõe essa discussão.  A AMAMS atuando nessa linha de apoio e orientação junto aos profissionais afim de contribuir com aprimoramento da política local.