​AMAMS SEDIA GOVERNO ITINERANTE PARA DEFINIR PRIORIDADES DOS MUNICÍPIOS

| 19 de Outubro de 2021 - 09:58


 
          A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) sediou nesta segunda-feira (18), o projeto “Governo Itinerante”, executado pela Secretaria de Governo de Minas Gerais, que se reúne com os prefeitos e levantam as suas demandas. Representantes da Secretaria de Governo de Minas Gerais percorrem as macros e micros regiões do Estado. Na sede da AMAMS foram ouvidos 12 prefeitos da macro região de Montes Claros, sendo Botumirim, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Cristália, Francisco Sá, Glaucilândia, Mirabela, Montes Claros, Padre Carvalho, São João da Lagoa, São João do Pacuí e Grão Mogol. Na semana passada foram ouvidos os prefeitos das micros regiões de Salinas e Januária. Nesta terça-feira (19) serão ouvidos os prefeitos da micro região de Bocaiuva.  O governo pretende ouvir as demandas dos prefeitos da região noroeste na cidade de Arinos e demais regionais de todo Estado. Ainda neste ano a equipe da Secretaria de Governo deverá retornar à Montes Claros para ouvir outros prefeitos, tendo como parceira a AMAMS.
            A coordenadora da equipe, Michele Cota, explica que na verdade o Estado quer ouvir os prefeitos e lideranças, para depois com base na demanda, definir como poderá atender os prefeitos mineiros. Ela lembra que nesse primeiro momento o Estado apresenta aos municípios as políticas públicas na saúde, educação e assistência social, como as cirurgias eletivas, compra de equipamento de saúde e ainda o acordo para pagamento da dívida da saúde, em razão da retenção ocorrida de 2015 a 2018. Na educação tem os recursos para a construção de quadras, frota de veículos e equipamentos.
            O prefeito de São João do Pacuí, Caio Caldeira foi o primeiro a ser atendido e pediu a construção de uma ponte sobre o rio Pacuí, na estrada que liga a Brasília de Minas e na Fazenda de Joaquim de Nego, em investimentos que oscilarão de R$ 200 a 300 mil. A atual ponte está comprometida, ela que foi construída há 50 anos, pelo seu tio-avô. Também pediu o asfaltamento das avenidas Henrique Cunha e Olegário Cardoso, no bairro Brejão, em investimentos de R$ 2,1 milhões. A sua expectativa é que essas obras sejam autorizadas.
          O prefeito Diego Antônio Braga Fagundes de Grão Mogol solicitou as seguintes demandas: o alargamento da ponte sobre o Rio Extrema, que liga os Municípios de Grão Mogol e Cristália a BR 251, recapeamento asfáltico da MG 307, que liga Grão Mogol a BR 251, instalação de rede subterrânea no centro Histórico de Grão Mogol e o asfaltamento do trecho que liga Grão Mogol ao Município de Virgem da Lapa, que compreende a Usina de Irapé para interligar os dois lados do Vale do Jequitinhonha.
            O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, salienta que esse projeto aproxima o Estado dos prefeitos, criando um canal de desenvolvimento, pois são discutidas demandas de interesse da comunidade. O presidente destaca que um dos passos que pode ser dado é na entrega dos veículos da Defesa Civil, pois a AMAMS participou de todo processo, desde a discussão, capacitação e acompanhamento da compra. A sua expectativa é que o evento seja realizado na AMAMS ainda esse mês. Para Padre Carvalho José Nilson Bispo de Sá solicitou investimentos na saúde, educação e no esporte.