​ESTADO APRESENTA NESTA TERÇA NA AMAMS PROJETO PARA AQUECER ECONOMIA DO NORTE DE MINAS

| 07 de Novembro de 2022 - 11:45

Será realizado nessa terça-feira (08), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE (Amams) o evento #VemproNortedeMinas, organizado pela Invest Minas e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). O evento reunirá executivos de grandes empresas já instaladas na região e empreendedores com o desejo de fazer parte da cadeia produtiva. O Norte de Minas deverá receber R$ 10,8 bilhões de investimentos privados, segundo estimativas do estado. Atualmente, é a segunda região que mais atrai investimentos no estado, atrás apenas da região Central, que engloba a região Metropolitana de Belo Horizonte. Geração de energia limpa, produtos farmacêuticos, alimentos e agropecuária são alguns dos setores com maior volume de investimentos.

Um dos principais atrativos do norte de Minas é a energia solar, com investidores de diversos países aplicando nessa área. Além disso, tem a fruticultura como carro chefe da economia, com mãos de 25 mil hectares plantados. Desde fevereiro de 2021, logo após tomar posse, o presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, criou o projeto “Avançar Norte de Minas”, com o desafio de gerar 50 mil empregos. O projeto foi entregue ao governador Romeu Zema e ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que avaliaram como uma importante contribuição para a região. “Fico feliz quando o estado trás investidores para o Norte de Minas. Teremos muitos atrativos, com os incentivos fiscais ofertados pela SUDENE”, disse.
 
O Norte de Minas é atualmente uma das regiões que mais atrai investimentos de empresas no estado. E com grandes empreendimentos surgem possibilidades de negócios com fornecedores de médio e pequeno porte, gerando mais empregos e renda para a população da região. Vale ressaltar que o Norte de Minas está inserido na região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Isso faz com que as empresas instaladas na região tenham acesso a incentivos e deduções fiscais, ganhando muita competitividade para atuar no mercado nacional. Há ainda benefícios estaduais que também podem ser alcançados pelas empresas.