​NORTE DE MINAS APROVA MEDIDAS RESTRITIVAS PARA IMPEDIR AMPLIAÇÃO DOS CASOS DE COVID

| 01 de Março de 2021 - 15:54

 Os municípios do Norte de Minas aprovaram na manhã dessa segunda-feira, 1º de março, a proposta de implantar medidas restritivas para impedir a ampliação dos casos de Covid 19, como tem ocorrido nas ultimas quatro semanas. Os prefeitos e secretários municipais de saúde participaram de reunião de emergência convocada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e durante o evento o prefeito Caio Cunha, de São João do Pacui, propôs que os municípios da região se unissem em um consórcio e comprassem as vacinas a serem aplicadas aos moradores. A superintendente regional de Saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, anunciou que as 11 microrregionais de saúde do Norte de Minas deliberaram desde sexta-feira as medidas restritivas.
O evento contou com as presenças da superintendente regional de Saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques; do presidente regional do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Edvaldo Farias e a secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, além de vários prefeitos. O Norte de Minas está com 47.430 casos de Covid-19 ao todo, em um ano desde quando surgiu a doença sendo 46.635 casos confirmados e 795 mortes, em 79 municípios. 
A região já recebeu 94.900 doses da vacina contra a Covid 19. No dia 19 de janeiro o Estado repassou para a região ampliada de saúde do Norte de Minas, 42.280 doses da vacina Coronavac para imunizar 21.140 pessoas. No dia 27 de janeiro foram entregues 23.620 doses de vacinas Coronavac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford, para a vacinação de 17.244 pessoas. Na sexta-feira, dia 26, foram 29 mil doses.
Até a manhã desta sexta-feira, 26, dados contabilizados por uma ferramenta de monitoramento criada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), denominada vacinômetro, revelam que 36. 666 pessoas do Norte de Minas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 16 mil 542, a segunda dose.
Na abertura da reunião, o presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, explicou que desde quando surgiu a doença, as Prefeituras adotaram várias medidas para conter a contaminação e a doença. Ele lembra que a região já enfrentou a onda vermelha e agora chegou à situação provocada pela saturação dos leitos hospitalares e por isso, tem que delimitar as medidas, para depois encaminhar ao Estado e ao Ministério da Saúde. Os prefeitos que estavam presentes na sessão, como Célio Santana, de Buenópolis e 1º vice-presidente da AMAMS, aprovaram a proposta de definir regras mais rigorosas. 
Na sua mensagem, a superintendente regional de Saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques explicou que nos últimos quatro meses aumentaram os casos de Covid e uma das justificativas poderia ser as festas de final de ano, as férias e o carnaval, quando muitas pessoas saíram do Norte de Minas para aproveitarem as datas. Ela lembra que há duas semanas os casos cresceram e os leitos hospitalares ficaram insuficientes. Porém se queixa dos dados conflitantes de Covid na região, pois o escritório montado na Superintendência de Saúde observou essa situação.
O prefeito Humberto Souto reforçou a importância do Norte de Minas alinhar uma ação conjunta para enfrentar a doença e alertou para o risco do colapso na rede hospitalar. Ele lembrou que a sociedade espera muito dos prefeitos para uma solução. A secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta alertou que os leitos de UTI para Covid em Montes Claros está ficando saturado e alertou ainda que mais de 50% dos pacientes internados em hospitais de Montes Claros são de pessoas com menos de 60 anos e sem comorbidades e muitos deles de 30 a 40 anos.
O presidente regional do COSEMS, Edvaldo Farias, de Berizal, salientou a importância de união em torno desse assunto. Ronaldo Campelo, do COSEMS de Pirapora, salientou que os municípios daquela área já assinaram documento de medidas restritivas. O prefeito Célio Santana, de Buenópolis, informou que levará essa idéia do Norte de Minas para a região Central de Minas. O prefeito Diego Fagundes Braga, de Grão Mogol anunciou a imediata adesão. O prefeito Roberto Jairo Torres, de Bocaiúva, salientou que os municípios da microrregião de saúde também aprovaram a adoção de medidas restritivas e que os 10 leitos Covid do Hospital de Bocaiúva estão lotados.
A prefeita Vânia Carneiro, de Bonito de Minas, propôs um decreto unificado de todo Norte de Minas. O prefeito Caio Cunha, de São João do Pacui, sugeriu a compra unificada de vacinas e garantiu a adesão da microrregião. O prefeito Wandi Hercules, de Lagoa dos Patos, reforçou a importância da união de todos municípios. O prefeito Luciano Rabelo, de Mirabela, anunciou as medidas restritivas e aguarda apenas a aprovação do Decreto Municipal. O prefeito João Carlos, de Berizal, garantiu a adesão nesse projeto. A AMAMS elaborou ata para ser assinada pelos municípios.