​PREFEITOS DO NORTE MINAS ESTÃO INSATISFEITOS COM A PESQUISA DO CENSO 2022 DO IBGE

| 08 de Dezembro de 2022 - 16:47



Apesar do IBGE divulgar que ainda não finalizou o censo 2022, os números preliminares e o trabalho dos recenseadores estão provocando descontentamento dos prefeitos do Norte de Minas. Uma reunião virtual com cerca de 30 prefeitos e com procuradores juridicos municipais, convocada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentavel e de Meio Ambiente (Codanorte), pontuou as principais preocupações, pois um grande número de cidades apresenta redução de habitantes em relação às projeções efetuadas pelo próprio IBGE. O índice populacional pode trazer prejuizos para os municípios, especialmente os menores que dependem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal receita dessas prefeituras.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o ‘Nilsinho’, falou da preocupação dos prefeitos e citou o seu município como um dos prejudicados. “Temos que provocar essa mobilização enquanto houver tempo hábil, considerando que os dados da pesquisa realizada pelos recenseadores até agora podem conter equívocos como é a situação de Padre Carvalho. Tínhamos uma expectativa de aumento populacional, mas na pesquisa há uma queda, e isso é preocupante”, disse.

O prefeito de Japonvar, Welson Gonçalves, relatou que o seu município também pode ser prejudicado. A mesma preocupação parte dos prefeitos de Francisco Sá, Espinosa, Itacambira, Coração de Jesus, Francisco Dumont, Buenópolis, São João da Lagoa, Itacarambi, Mirabela e de Montezuma. Como ação imediata, foi sugerido pelos prefeitos e procuradores jurídicos a indicação de agentes municipais de Saúde para acompanhar o trabalho dos recenseadores de casa em casa, como afirmou o prefeito de Mirabela Luciano Rabelo, o seu município já faz este procedimento. Durante a reunião, os prefeitos afirmaram que estão insatisfeitos com a pesquisa e alegam que milhares de famílias ainda não receberam a visita do recenseador do IBGE. o Procurador Jurídico da Amams, Dr. Fellipe Leal, disse que o prazo de repasse dos dados da pesquisa ao TCU será até dia 26 de dezembro.

Diante da preocupante situação, o secretário executivo da Amams, Ronaldo Dias, sugeriu que os municípios façam uma apuração mais detalhada e que prefeitos e procuradores voltem a se reunir no dia 19 de dezembro em um encontro presencial na sede da Amams para tomadas de decisões, sem descartar a possibilidade de uma ação judicial por parte dos municípios prejudicados.