​REALIZADO NA AMAMS EVENTO SOBRE PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR 2023

| 01 de Março de 2023 - 08:40



A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), por meio do Departamento de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), promoveram nesta terça feria (28), no auditório da entidade, em Montes Claros, evento sobre o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar 2023, com o objetivo de orientar representantes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos municípios, gestores municipais e assessores jurídicos sobre o referido processo. Cerca de 320 pessoas estiveram presentes e representaram 93 municípios.

O promotor de Justiça e palestrante convidado, Daniel Librelon, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas (CREDCA/NM), conduziu os detabes e discorreu palestra sobre o tema proposto. Conforme destacou o promotor, há uma pretenção que o processo unificado de escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares de todo país sejam utilizadas urnas eletrônicas. “As negociações estão bem adiantadas e é provável que pela primeira vez a escolha dos novos conselheiros tutelares, pleito que será realizado em outubro desse ano, seja por meio de urnas eletronicas”, disse.

A secretária de Assistência Social do município de Itacambira, Flávia Oliveira, como representante dos demais gestores públicos municipais, elogiou a iniciativa da Amams e do Ministério Público. “Depois dessa ação realizada aqui na Amams, retornamos para os nossos municípios munidos de informações acerca das eleições dos novos conselheiros tutelares municipais. E lá na ponta vamos repassar os conhecimentos adquiridos aos pretensos candidatos”, disse a secretária.