​REALIZADO NA AMAMS O EVENTO “VEM PRO NORTE DE MINAS

| 08 de Novembro de 2022 - 15:13


Na manhã dessa terça-feira (08), foi realizado pela Invest Minas, Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais, e pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, FIEMG Regional Norte, Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – BDMG, e Secretaria de Estado da Fazenda com participação da Novo Nordisk e Nestlé o evento “Vem Pro Norte de Minas”.  Além de fortalecer a cadeia produtiva na região, o evento teve como objetivo atrair potenciais fornecedores de produtos e serviços, bem como elucidar tratamentos tributários, oportunidades de financiamento e crédito, e outros incentivos disponíveis no norte de Minas Gerais.
Durante o evento a fala do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, chamou atenção dos cerca de 100 empresários de grandes empresas que estavam presentes, quando salientou que o Norte de Minas e especificamente Montes Claros, corre risco de ficar de fora da renovação da concessão do transporte ferroviário de carga, aberto pela Agencia Nacional de Transporte Terreste (ANTT) que inseriu   o trecho de Pirapora/Corinto/Belo Horizonte, mas deixou de foRa o trecho Corinto/Montes Claros/Espinosa/Salvador.
O vice-prefeito, Guilherme Guimarães, também mostrou as potencialidades de Montes Claros para atrair investidores, inclusive com lei moderna e ágil, se transformando no maior polo logístico do Brasil. Ele citou, porém, que existem demandas regionais, como a duplicação da BR 251, a conclusão da BR 135 no trecho de Itacarambi a Manga e a retirada da região do bioma mata atlântica, pois é a mata seca, que está engessando o desenvolvimento.  
O diretor do Invest Minas, Adriano carvalho, ficou surpreso com a informação sobre a exclusão do ramal ferroviário e anunciou que o estado pedirá esclarecimentos à ANTT e considera muito grave essa situação. Outro assunto abordado foi os incentivos fiscais, quando Adriano carvalho mostrou que os incentivos mineiros acabarão em 2032 e o diretor de incentivos da SUDENE, Wilson Almeida, apontou que os incentivos federais acabam em 31 de dezembro de 2023 e depende de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional.  
O Norte de Minas deverá receber R$ 10,8 bilhões de investimentos privados, segundo estimativas do estado. Atualmente, é a segunda região que mais atrai investimentos ao estado, atrás apenas da Central, que engloba a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Geração de energia limpa, produtos farmacêuticos, alimentos e agropecuária são alguns dos setores com maior volume de investimentos. Nesse evento, o estado propôs a criação de empresas para dar apoio as indústrias locais, como na produção de embalagens, bags e similares.  
O assessor jurídico da Amams, Felipe Leal, falou em nome das entidades e agradeceu ao governador Romeu Zema por colocar o Norte de Minas no mesmo patamar de outras regiões como o sul, centro, triângulo mineiro e noroeste, para receber investimentos.