​REALIZADO NA AMAMS SEMINÁRIO ESTADUAL DA DEFESA CIVIL SOBRE SECA

| 12 de Abril de 2023 - 16:02



Com participações de gestores municipais e coordenadores de Defesa Civil, foi realizado durante a manhã dessa quarta-feira (12/04), na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, em Montes Claros o “Seminário Estadual de Convivência com a Seca 2023”. O evento reuniu cerca de 330 pessoas representantes de 100 municípios das regiões Norte, Noroeste, Central de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, afetados pelo período de seca/estiagem em Minas Gerais. 

Com o objetivo de integrar as ações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC, e promover a cultura da resiliência com foco na gestão do risco da seca, via ação de planejamento e preparação, mitigando o sofrimento da população afetada, o Seminário apresentou por meio de palestras para capacitação e aperfeiçoamento da Defesa Civil, ministrados pelo Gabinete Militar do Governo do Estado, CEDEC, IGAM, Programa Água Doce, IDENE, I.E.F e Secretaria de Estado da Saúde. O Seminário foi conduzido pelo chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, com participação do Tenente Coronel Carlos Eduardo Lopes, coordenador adjunto de Defesa Civil. 

“Agradeço a Amams pelo apoio e suporte para a Defesa Civil realizar este Seminário. Este evento tem o objetivo de preparar os municípios para enfrentar o período de seca/estiagem, levando conhecimento da Defesa Civil aos gestores municipais e contribuir nesta batalha de enfrentamento desse longo período de estiagem que assola a região e, assim, oferecer auxílio e estratégias de segurança e melhor qualidade de vida ao povo mineiro”, enfatizou o pelo chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia.

O presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, destacou a importância deste Seminário para os municípios e a parceria Amams/Defesa Civil. “Este ano conseguimos antecipar o Seminário devido ao já longo período de estiagem que ocorre na nossa região. São mais de 10 anos de seca que castiga, especialmente as pessoas mais simples e os pequenos municípios. Com este evento, nossos gestores obtiveram mais conhecimento e, sob as orientações da Defesa Civil, todos os municípios irão fazer o levamento da situação de cada um para elaborar o decreto, com este decreto podemos contar com o apoio dos governos estadual e federal. Agradeço a Defesa Civil e ao governador Romeu Zema pela parceria e atenção a nossa região”, disse o presidente da Amams.