AMAMS APOIA CAMPANHA PARA PIRAPORA SEDIAR FÁBRICA DA HEINEKEN

| 15 de Dezembro de 2021 - 17:51

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), também apoia a campanha para cidade de Pirapora sediar a fábrica que a Heinekem decidiu instalar em Minas Gerais. O presidente da entidade, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, fez contato com o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais no Norte de Minas, Adauto Batista Marques, pedindo apoio da entidade nessa campanha. O mesmo ocorreu com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio e até mesmo com assessores do ministro Paulo Guedes, da Economia. O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá esclarece que recebeu o pedido de ajuda do prefeito de Pirapora, Alex César e por isso iniciou a mobilização.
            A cidade de Pirapora abrigou durante muitos anos a fábrica de cerveja da Antarctica, que em razão da qualidade da água, se destacava como uma das melhores cervejas do Brasil. José Nilson Bispo de Sá salienta que a descentralização do desenvolvimento do Norte de Minas é relevante, pois não adianta centralizar todos os projetos industriais. A Heineken tinha decidido montar a fábrica de cerveja no município de Pedro Leopoldo, mas no momento de licenciar o projeto, ficou constatada a existência de cavernas na área, impedindo o licenciamento. A direção da empresa anunciou no dia 13 a desistência de instalar em Pedro Leopoldo e marcou para anunciar a nova localização no início de 2022.
            Como a cidade de Pirapora está na área mineira da Sudene, a empresa poderá desfrutar dos incentivos fiscais, como isenção de impostos por 10 anos e ainda de financiamento do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE). Aliado a isso, a cidade é entroncamento intermodal de transportes, pois é cortada pela BR 365 que interliga ao Sudoeste de São Paulo, maior polo consumidor econômico; além de contar com aeroporto, Hidrovia do São Francisco e com a retomada no projeto ferroviário, passará a ter o modo ferroviário. “Parabenizo o prefeito Alex César. A AMAMS articulará o apoio para essa iniciativa” – explica o presidente.