AMAMS, AVAMS E AMMESF SE JUNTAM E CRIAM MOVIMENTO PARA REIVINDICAR PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA EM ESTRADAS DO NORTE DE MINAS

| 04 de Julho de 2021 - 11:59

Durante a tarde dessa sexta-feira, 02, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), realizou uma reunião virtual com deputados e prefeitos do Norte de Minas para discutir a proposta de inclusão no projeto de aplicação dos recursos da Vale dos trechos de estradas do Norte de Minas que necessitam de pavimentação asfáltica. A reunião contou com o apoio da AVAMS e AMMESF.  O presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, pediu união de todos os prefeitos em torno da proposta de inclusão de pavimentações asfálticas das estradas do Norte de Minas. 

 
O “Pro-Acesso” foi uma grande conquista para a região, bem como o programa “Caminhos de Minas”, mas nos últimos oito anos muitos trechos foram deixados de lado. Agora, com os recursos da Vale, estamos diante da possibilidade de requerer a pavimentação asfáltica de muitas estradas que ligam os municípios da região. É um momento de união dos prefeitos, deputados, lideranças políticas, entidades de classes e empresariais para que estes recursos possam chegar ao Norte de Minas e beneficiar nossas estradas” disse.

O presidente propôs que as estradas de Rio Pardo de Minas a Santo Antônio do Retiro, Montezuma a Divisa da Bahia; Capitão Enéas a São João da Ponte-Jaiba (Estrada da Produção), Itacambira-Grão Mogol, Várzea da Palma-Jequitai, Curral de Dentro a Mirandópolis, Fruta de Leite a Taiobeiras, Rio Pardo de Minas a Cachoeira de Pajeú a BR 251 e de Josenópolis a Grão Mogol sejam incluídas no movimento. Segundo o presidente, essas vias se asfaltadas irão trazer mais desenvolvimento à microrregião do Alto Rio Pardo e reiterou que o movimento faz parte das demandas prioritárias da AMAMS.

 

A Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (AVAMS) foi representada no encontro pelo presidente e vereador Daniel Dias e pelo diretor Heberth Levi. Os dois defenderam a necessidade da pavimentação asfáltica de São Francisco a Pedras de Maria da Cruz; a BR 479, de Januária a Chapada Gaúcha e a BR 135 de Itacarambi a Manga com a utilização dos recursos da Vale.

 

Os deputados Arlen Santiago, Zé Reis, Carlos Pimenta e Paulo Guedes elogiaram a inciativa das associações envolvidas no movimento criado para reivindicar uma parcela dos recursos da Vale. Além disso, compartilharam do mesmo pensamento dos presidentes das associações e prefeitos. Conforme os deputados salientaram, é preciso manter o foco nesta demanda, por se tratar de uma grande oportunidade, já que a Assembleia Legislativa de Minas apoia o movimento encabeçado pela AMAMS, AVAMS E AMMESF.   

 

No final do encontro, o presidente da AMAMS falou da missão da bancada do Norte de Minas na Assembleia de inserir essas estradas no Plano de Compensação da Vale, que é de R$ 37 bilhões, e garantiu que na segunda-feira estará encaminhando um documento para a Assembleia com as reivindicações discutidas e definidas na reunião.