AMAMS COBRA AÇÕES ESTRUTURANTES DO IDENE PARA ATENDER AO NORTE DE MINAS

| 01 de Abril de 2019 - 16:52

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), solicitou a Nilson Pereira Borges,  novo diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) que o Estado viabilize ações estruturantes para o Norte de Minas, como forma de atrair investidores e fomentar a economia regional. O pleito foi apresentado pelo secretário-executivo Ronaldo Mota Dias, durante reunião realizada na sede da AMAMS, em Montes Claros, na segunda-feira, na primeira visita dele a região, depois de empossado no dia 21 de março. Nessa terça-feira o dirigente estará em Januária, quando participará de reunião com o prefeito Marcelo Felix, presidente da AMAMS.
O diretor esteve  acompanhado da diretora regional Márcia Versiane e de técnicos do Idene. Ele veio acompanhado dos prefeitos Marisa Souza, de Bocaiuva e Rafael Veloso, de Guaraciama. Nilson Pereira é de Bocaiuva. O secretário-executivo Ronaldo Mota Dias mostrou que a AMAMS está apoiando o governador Romeu Zema e acredita na proposta de ação dele e por isso, mesmo com a ânsia dos municípios, a entidade decidiu dar um tempo. Ele foi apoiado pela prefeita de Bocaiuva, Marise Alves Souza e pelo prefeito de Guaraciama, Rafael Veloso, que participaram da reunião. Nilson Pereira é de Bocaiuva.
Ainda na reunião, Ronaldo Mota Dias explicou que a AMAMS criou a Assessoria de Relacionamento de Investimentos e Captaçção de Recursos, tendo contratado Eluzai Almeida Lima para ajudar o Norte de Minas a prospectar e captar investimentos para o Norte de Minas, aproveitando a experiência dele na Caixa Economica Federal, pois enxerga a necessidade dos municípios fortaleceram a sua economia. Pediu o apoio do Idene para esse projeto e ainda mais, com a participação de Minas Gerais na Sudene e Banco do Nordeste, pois Minas Gerais tem se ausentado ao longo dos anos do Nordeste brasileiro.
A AMAMS mostrou que a área mineira da Sudene é o Estado mais pobre da Sudene, sendo necessário promover o desenvolvimento regional. Ronaldo Mota Dias  alertou que a criação da Área Metropolitana do Distrito Federal, sem o envolvimento do Estado de Minas Gerais, representa risco para o território mineiro. Por isso, sugeriu que o Idene mantenha o seu escritório em Arinos, como forma de marcar a presença do Estado naquela parte de Minas Gerais. Eluzai Almeida citou a visita que fez a Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, onde conheceu o pólo de confecções.
            O diretor geral Nilson Pereira Borges anunciou que o Idene fechou os escritórios de Aguas Formosas, Arinos e Brasilia de Minas e manteve as unidades de Montes Claros, Janauba, Januária e Salinas e se colocou a disposição para receber as emendas e convênios que atendam aos municípios, pois com o Idene será mais ágil a liberação. Ele citou ainda que poderá ser estudado trazer o gás natural para Montes Claros, através da Gasmig