AMAMS COBRA REGULARIZAÇÃO DOS REPASSES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO DIA NACIONAL DO MUNICIPALISMO

| 23 de Fevereiro de 2021 - 15:09

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) solicitou ao Ministério da Cidadania a regularização dos repasses para os Fundos Municipais da Assistência Social, pois estão atrasados e com isso, compromete o atendimento às famílias carentes. O pedido ocorre em pleno Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro, que ocorreu ontem. O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, encaminhou correspondência ao ministro João Roma, nomeado na semana passada, pedindo uma reunião online e a adoção de providências, pois todos prefeitos reclamam que desde o dia 1º de janeiro estão sem os recursos da assistência social. O presidente José Nilson Bispo de Sá está em Brasília participando das lutas municipalistas.

A AMAMS promoveu esse mês uma reunião com os gestores municipais de Assistência Social, quando ouviu essa demanda. Na correspondência ao Ministério da Cidadania, a AMAMS afirma que é no intuito de contribuir com as ações e continuidade da oferta dos serviços socioassistenciais nos municípios e mediante as solicitações de gestores em relação aos repasses não encaminhados do Fundo Nacional de Assistência Social nesta pauta municipalista. “Está pauta elenca o interesse do movimento municipalista a fim de apontar sobre as dificuldades e entraves vivenciadas pelos municípios nas áreas que compõem a política pública, e uma dessas pautas contribui para qualidade dos serviços alcançados à população”.

Todo dia 23 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro, com o objetivo de reforçar a importância dessa data e fortalecer a gestão compartilhada entre prefeitos e a população em prol do desenvolvimento da cidade. Por conta da pandemia da Covid-19, uma das ações previstas para amanhã será a realização de lives pelas prefeituras e entidades municipais como forma de engajar os cidadãos. Promovida desde 2014 pela Confederação Nacional dos Municípios em parceria com as entidades estaduais, a campanha Viva seu Município ocorre anualmente durante as festividades do Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. A iniciativa incentiva o diálogo com a população, por meio de reuniões, rodas de conversa e eventos a lutarem por melhores condições nos Municípios.