AMAMS conquista mais uma vitória na renegociação das dívidas rurais

| 26 de Julho de 2017 - 14:23

          

  O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, comemorou ontem de manhã a decisão do Banco Central de ampliar a renegociação das dívidas rurais para os produtores que contraíram empréstimos de 2012 a 2016. Ele afirma que acima de tudo, a Resolução 4.591 de 25 de julho de 2017, alivia o homem do campo da área mineira da Sudene, que vem sofrendo com as constantes secas dos últimos sete anos. “Desde o início desse ano, quando reunimos as entidades de classe, essa demanda foi levantada. A vinda a Montes Claros do ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, rendeu essa negociação” – explica José Reis.

            A princípio, o Banco Central tinha renegociado as dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2011. Agora, seguiu para os anos complementares. José Reis explica que essa nova renegociação demonstra a importância do Norte de Minas se unir em todas das grandes causas, pois a AMAMS, a Associação dos Sindicatos Rurais da Área Mineira da Sudene, Sociedade Rural e a bancada de deputados do Norte de Minas concentraram seus esforços e ainda consolidou o apoio da bancada do Nordeste brasileiro, assegurando essa conquista” – destaca o dirigente. Ele propõe que as entidades de classe da área mineira da Sudene continuem unidas, em torno desses grandes projetos de interesse da região.

            No mesmo dia o Ministério da Integração Nacional publicou a Portaria 104, onde a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece os decretos de Situação de Emergencia de 151 municípios mineiros, sendo 84 do Norte de Minas. O secretário nacional Renato Newton Ramlow esteve em Montes Claros, acompanhando o ministro Helder Barbalho, quando recebeu o apelo da AMAMS, para acelerar esses decretos. Com isso, os 84 municípios poderão receber a assistência do Governo Federal, como caminhões-pipas, cisternas, cestas básicas e outras medidas para aliviar o drama causado pela seca.

            Ainda nessa quinta-feira a AMAMS participa oficialmente da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, em Recife, onde o presidente José Reis é membro, representando o movimento municipalista. O secretário estadual de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, Epaminondas Miranda, representará o Estado no evento. Na pauta, a moção apresentada pelo Estado para que o Governo Federal inclua as obras das barragens de Berizal, Congonhas e Jequitai no Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) e com isso, tenha recursos no orçamento de 2018.

 

Montes Claros, 26 de julho de 2017.