AMAMS CONVIDA NOVO SUPERINTENDENTE DA SUDENE PARA VISITAR NORTE DE MINAS

| 30 de Janeiro de 2020 - 13:57

            A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) convidou o novo superintendente da Sudene, Douglas Mauricio Cintra, para visitar o Norte de Minas, em março, visando discutir a participação da região nos diversos programas e projetos da autarquia federal. O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária esteve em audiência com o superintendente no escritório da Sudene em Brasília, na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional e com a participação do secretário-executivo Ronaldo Soares Mota e Ronaldo Mota Dias. O novo superintendente tomou posse no final do ano passado e a AMAMS mostrou que precisa da atenção dele para ajudar a área mineira da Sudene.
            Na conversa com o superintendente, a diretoria da AMAMS demonstrou a preocupação das lideranças do Norte de Minas com a ausência da região nos projetos e programas da Sudene, como aconteceu no Programa de Recuperação de Poços Artesianos, recém lançado, onde Minas Gerais, com mais de 500 poços artesianos precisando de recuperação, ficou de fora. A AMAMS convidou o superintendente Douglas Cintra para conhecer a área mineira da Sudene e suas potencialidades. A AMAMS se colocou à disposição para participar das discussões de interesses do Norte de Minas na autarquia. Também indicou dois nomes para o Conselho Deliberativo da Sudene e deverá retornar com o cargo ainda esse ano.
A diretoria da AMAMS citou para o dirigente da Sudene o exemplo do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, onde foram inseridas as prioridades do Norte de Minas, como a Barragem de Jequitaí, duplicação da BR 251e a pavimentação de uma estrada que liga o Norte de Minas a Brasília, seja com o trecho Pintópolis-Urucuia, Januária-Chapada Gaúcha ou São Romão-Santa Fé de Minas. O apelo é para essas prioridades serem viabilizada. Também mostrou que há necessidade de maior divulgação dos incentivos fiscais ofertados pela Sudene para atrair investidores.
O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, mostrou ao superintendente Douglas Cintra que a história da Sudene e do Norte de Minas se misturam, pois a autarquia federal surgiu por iniciativa do mineiro Juscelino Kubstchek, nascido em Diamantina que está na área da Sudene. O Norte de Minas se transformou na década de 70 a partir da chegada da Sudene, que trouxe a industrialização e a infra-estrutura para a região. Por isso, a importância de estreitar essa relação.