AMAMS DIALOGA COM OS MUNICÍPIOS SOBRE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA.

| 28 de Julho de 2020 - 13:44

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, através do  Departamento de Educação está realizando  encontros online  com os secretários municipais de educação, com o objetivo de discutir sobre a Educação em Tempos de Pandemia e de como cada município tem construído estratégias para que o conhecimento que é um  direito de todos, chegue até aos seus alunos. “Neste momento de excepcionalidade que estamos vivendo à AMAMS tem tido a preocupação de manter este diálogo com os secretários, ouvindo suas experiências com o ensino remoto e todos os desafios impostos por esse novo cenário” – explica Neiva Cássia, coordenadora do Departamento de Educação.
O presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiai, explica que trabalhar nesse regime de diálogo e colaboração, tem sido muito enriquecedor e tem contribuído muito para desenvolvimento de novas ações que atendam as necessidades dos municípios e por isso, a AMAMS tem adotado essa parceria com as Prefeituras. No caso do retorno das aulas, ele lembra que no dia 23 de julho os senadores aprovaram  o PLV 22/2020, que flexibiliza as regras sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior por causa da pandemia da covid-19. 
Originado da MP 934/2020, o texto aprovado dispensa as instituições de educação infantil de cumprir os 200 dias obrigatórios do ano letivo e também a carga horária mínima de 800 horas. Escolas de ensino fundamental e médio poderão recompor seus calendários com um número inferior a 200 dias letivos, desde que garantido o cumprimento do mínimo de 800 horas de carga horária. O relator da MP, senador Carlos Fávaro (PSD-MT), ressaltou que a medida não cria regras permanentes ou despesas continuadas. O texto segue para sanção presidencial.