AMAMS DISCUTE PLANO SAFRA E RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS RURAIS
A Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE (AMAMS) realiza nesta quarta-feira (23/08) uma reunião em Montes Claros sobre o Plano Safra Agricultura Familiar 2023 e Linhas de Crédito em evento com os prefeitos e secretários municipais do setor agrícola. Um dos pontos básicos será a renegociação das dívidas rurais. Tendo em vista que o relatório agrimatológico da EMATER apontou perdas por falta de água que chegam a R$ 1,8 bilhão nesta que é a maior seca dos últimos 10 anos, com o agravante de estudos científicos apontarem que a safra 2023/2024 será afetada com a falta de chuvas por causa dos efeitos das mudanças climáticas.
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, salienta que 80% dos municípios do Norte de Minas tem a atividade agrícola como fonte de renda e empregos. Ele considera que a situação deve se agravar em razão da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que já prejudica as Prefeituras com a diminuição de receitas, isso impede socorro ao homem do campo. Por isto, o pedido pra renegociação das dívidas rurais, prorrogando os prazos e consequentemente abra nova linha de crédito para a nova safra.
Estarão participando do encontro o superintendente Estadual do BNB em Minas Gerais e no Estado do Espirito Santo, Wesley Márcio Gonçalves Maciel, o gerente executivo Estadual da Agricultura Familiar e Agronegócios, Evacir de Oliveira Júnior, o Gerente do Escritório Regional do Agroamigo do BNB, Frederico Tadeu Soares Silveira, o gerente Regional da EMATER, José Arcanjo Marques e confirmadas as palestras “Cenário Agroclimatológico”, por Carlos Astolfo Caetano, coordenador Regional de Bovinocultura e Crédito Rural; “cadastro da agricultura familiar”, com José Carlos Dias Santos e por fim Benedito Sousa representante da CONAB, que abordará o PGPM-Bio para municípios extrativistas e produtores na região.