AMAMS DIVULGA NOTA DE APOIO AO PROCURADOR GERAL DO ESTADO

| 31 de Janeiro de 2022 - 15:21

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) como a maior associação macrogional do País e que exerce importante representação municipalista no Norte de Minas, avalia que sobre as obras de construção da ponte sobre o Rio São Francisco entre os municípios de São Francisco e Pintópolis, que devem ser iniciadas nos próximos dias, é a consolidação de um grande esforço e empenho das nossas lideranças regionais em parceria com o Governo Estadual. 
Agradecemos o Governo do Estado de Minas Gerais pela formulação da proposta de destinação dos recursos da Vale referentes a parte do Acordo de Brumadinho que tratou do ressarcimento ao governo estadual, e a inclusão dessas obras. 
As referidas obras foram aprovadas pela Assembleia Legislativa.
A AMAMS acompanhou por diversas vezes visitas do governador Romeu Zema a região, inclusive em eventos realizados no auditório da associação em Montes Claros, onde o governador afirmou como meta de governo a construção da referida ponte.
Ressaltamos a importante participação do Ministério Público na aprovação do Acordo de Brumadinho que incluiu a construção de não uma, mas de três pontes sobre o São Francisco: a de Manga, a de São Francisco e a de São Romão. Além de promover o desenvolvimento econômico regional, essas pontes irão representar melhor trafegabilidade de pessoas e veículos, bem como diminuir a distância e viagens até a capital, Brasília DF. 
O presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, agradece o governo Estadual pelo início das obras da ponte sobre o Rio São Francisco entre São Francisco e Pintopólis e ao Ministério Público por acrescentar no acordo da Vale a indicação da construção das três pontes, além da conclusão de seis hospitais públicos em diferentes regiões do estado, de diversas obras em todo Estado como os repasses financeiros destinados aos 853 municípios mineiros, de 700 km de rodovias e investimentos na educação, saúde, segurança pública e outros. 
“Desde o ano de 2015 o governo estadual vinha articulando a construção das pontes sobre o Rio São Francisco em nossa região. A maior reparação ambiental e socioeconômica da história mineira está permitindo o atendimento a essas demandas que há décadas aguardávamos. Manifestamos sinceros agradecimentos ao Ministério Público Estadual e ao Procurador Geral Jarbas Soares Junior pela sensibilidade em permitirem que as principais demandas do Norte de Minas e de todas as regiões mineiras fossem atendidas. Ao governador Romeu Zema nossos agradecimentos. Ao Procurador-geral de Justiça nossa solidariedade frente aos ataques à sua pessoa e ao MPMG nesta hora que há a celebração de vários acordos que podem ressarcir Minas Gerais pelo descaso histórico com a população”, disse o presidente da AMAMS..