AMAMS e CNM formam Agentes Municipalistas no Norte de Minas

| 05 de Abril de 2017 - 18:57



Objetivando fazer com que os municípios se unam em prol das causas regionais do Norte de Minas, e tomem conhecimento das pautadas que estão sendo defendidas pelas entidades, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e a Confederação Nacional dos Municípios, trouxeram o palestrante Maurício Zanin, para ministrar um curso de capacitação de Agentes Municipalistas.

Os Agentes Municipalistas são os elos entre as entidades e as prefeituras, são responsáveis por conhecer os trâmites de projetos no Congresso Nacional, que são de relevância para os municípios. As atividades ocorreram durante todo o dia 05 de abril e terá continuidade no dia 6, totalizando 16h de carga horária, na oportunidade vários municípios estiveram representados.

“A nossa ideia trazendo o curso para a região, é capacitar os Agentes Municipalistas, para que eles possam repassar a seus municípios as informações que são importantes para o desenvolvimento e melhor aproveitamento das ferramentas disponibilizadas pelo governo para a captação de recursos. É necessário que o setor de convênios  funcione bem, como uma segunda opção de busca de soluções para os municípios ”, comentou o Presidente da AMAMS e Prefeito de Bonito de Minas, José Reis.

O consultor salientou sobre a necessidade dos prefeitos e vereadores alinharem o discurso em torno das causas municipalistas, até mesmo para informar corretamente a população sobre a situação financeira, que impede fazer as obras desejadas. Por isso, foi criado o projeto “Viva seu Município”, onde uma vez por mês o prefeito se senta com a população, prestando esclarecimentos sobre as dúvidas. A Rede Municipalista oferece as informações que os prefeitos precisam para estes esclarecimentos.

Mauricio Zanin lamenta que o Governo esteja sacrificando os municípios, pois quando fazem qualquer desoneração, usam o Imposto do Produto Industrializado, que é um dos principais itens do Fundo de Participação dos Municípios.

 Formação Agente Municipalista (14)

Para a Agente de Buenópolis, Ana Luiza Arcanjo, “É um curso muito importante para nós que estamos a frente do município ajudando na gestão, principalmente neste início de mandato com um novo prefeito. Esse curso irá nos ajudar a conseguir recursos e a administrá-los melhor”.

Maurício disse ainda que a ideia do Agente Municipalista é fazer a maior qualificação da América Latina em termos de política pública municipal.

“A capacitação está sendo importante para estreitar conhecimentos entre os municípios e a confederação. Nesses dois dias de capacitação estaremos absorvendo conhecimentos, trocando idéias e nos inteirando com a Associação”, comentou o Agente Fernando Almeida do município de Francisco Dumond.

Os aprovados nos cursos vão receber a carteirinha de Agente Municipalista e têm o desafio de conhecer todo o material disponibilizado na capacitação, participar dos cursos à distância que serão oferecidos em breve e fazer a mobilização junto aos atores políticos, deputados e senadores, para a aprovação da pauta prioritária municipalista.

 

Montes Claros, 05 de Abril de 2017.