AMAMS E CODANORTE ALINHAM PLANO PARA GERAÇÃO DE EMPREGOS

| 11 de Fevereiro de 2021 - 13:47

Os presidentes da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e do  Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE), José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho e Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont se reuniram nesta manhã de quinta-feira, 11/02, na sede da AMAMS quando alinharam uma atenção conjunta em torno do projeto de desenvolvimento econômico do Norte de Minas, com o foco de gerar 50 mil empregos em dois anos na região. A AMAMS e CODANORTE buscarão formas de incrementar o setor produtivo, tendo em vista que toda atividade econômica passa obrigatoriamente pelo licenciamento ambiental. 

    O plano de aquecimento da economia da área mineira da Sudene foi criado pela AMAMS em janeiro deste ano, quando o presidente José Nilson Bispo de Sá criou dentro da AMAMS a Superintendência de Desenvolvimento Econômico, que está sob a responsabilidade de Walter Moreira Abreu, diretor regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída. A proposta foi apresentada ao governador Romeu Zema e ao secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio e aos diretores do IDENE, INDI e BDMG. Nesta sexta-feira será discutida com os prefeitos do Baixo Jequitinhonha e Alto Rio Pardo, em reunião na cidade de Curral de Dentro e na segunda-feira para as principais entidades de classes do Norte de Minas, em reunião na sede da AMAMS.

    O presidente do CODANORTE, Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont garantiu total apoio da entidade ao projeto e parabenizou o presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá pela iniciativa, pois lembra que o Norte de Minas tem alto potencial a ser explorado. Citou como exemplo quando o projeto Jequitaí entrar em funcionamento, irrigando 35 mil hectares de imediato, o que implicará no mínimo 10 mil empregos. Citou a necessidade de fomentar o turismo, pois Francisco Dumont tem o seu balneário de águas termais, mas que pode ser incrementado. Ele colocou o CODANORTE à disposição para ajudar nessa campanha.