AMAMS E DEFESA CIVIL REALIZAM REUNIÃO PARA AVALIAR SITUAÇÃO DO NORTE MINAS QUE SOFRE COM AS FORTES CHUVAS

| 28 de Dezembro de 2021 - 15:31

A associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) participou na manhã dessa terça-feira (28) de uma reunião de urgência agendada pela Defesa Civil Estadual para tratar de ações nas 17 cidades da região do Alto do Rio Pardo afetadas pelas fortes chuvas que provocaram inundações, isolamento de pessoas e comunidades, além de rompimento de barragens e pontes. O presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, disponibilizou os Departamentos Técnicos da associação para auxiliar os prefeitos e gestores na elaboração dos decretos de Situação de Emergência. 
“Os prefeitos estão em constante contato com a AMAMS e relatam a situação de cada município. A nossa orientação é que os 86 municípios decretem Situação de Emergência para que possamos solicitar junto aos governos federal e estadual verbas para socorrer as pessoas e reparar os danos”, disse o presidente da AMAMS.
 Até a manhã dessa terça-feira 12 municípios já haviam decretado Situação de Emergência, são eles: Grão Mogol, Berizal, Janaúba, Montezuma, Monte Azul, Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Porteirinha, Salinas, Curral de Dentro, Rubelita e Padre Carvalho. Conforme salientou o presidente da AMAMS, os estragos são muitos, especialmente nas estradas rurais, e neste momento a orientação é que os 86 municípios decretem a Situação de Emergência. Ele lembrou que os municípios do norte de Minas passam por extremos com dois decretos, o de seca e agora o das fortes chuvas, ambos com grandes prejuízos.
Conforme levantamento do Departamento de Defesa Civil da AMAMS em parceria com a Defesa Civil Estadual, as situações mais preocupantes são nos municípios de Rio Pardo de Minas onde 40 comunidades estão isoladas e os veículos não conseguem chegar para oferecer ajuda, apenas aeronaves, e em Salinas que sofre com as inundações. Em Salinas o rio com o mesmo nome da cidade invadiu vários bairros bem como a região central. Em Curral de Dentro 5 famílias estão em um abrigo depois das inundações das suas casas. Rubelita também sofre com as fortes chuvas que caiem na região e já contabiliza grandes perdas. Conforme informação do prefeito de Berizal, João Carlos, 4 barragens foram rompidas em seu município.