AMAMS E EMATER ALINHAM PARCERIA PARA UM MILHÃO DE BARRAGINHAS

| 25 de Fevereiro de 2022 - 11:11

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e a Emater discutiram na quinta-feira à tarde a parceria para a implantação do Programa Um Milhão de Barraginhas, criado pela entidade e aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro. Os gerentes regionais da Emater, Ricardo Nunes, de Januária, Carlos Alberto Xavier, de Brasília de Minas e o coordenador técnico regional da Emater, Sergio Oliveira Azevedo participaram de reunião na AMAMS com o presidente José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho, que mostrou ser esse projeto uma alternativa para minimizar os efeitos das secas que castigam todos anos o Norte de Minas. Ele lembrou que a proposta é de construir 100 mil barraginhas por ano, numa média de 1 mil em cada município.
A AMAMS apresentou o projeto ao presidente Jair Bolsonaro e lembrou que a iniciativa surgiu em articulações com o Grande Oriente do Brasil, quando a Maçonaria levou a iniciativa ao Governo Federal e depois a Codevasf solicitou a indicação das bacias hidrográficas a serem atendidas. A AMAMS pediu aos prefeitos a indicação dessas bacias hidrográficas. Cada Prefeitura indicará os locais onde devem ser construídas cada barraginha. “Esse é o maior projeto para o Norte de Minas. Estaremos retendo as águas das chuvas e com isso, recuperando o lençol freático. As fortes chuvas que ocorreram no Norte de Minas, se tivéssemos segurado as águas, aliviariam os impactos da seca que todos anos nos castigam” – afirma o presidente.
O coordenador da Emater em Brasília de Minas, Carlos Alberto Xavier explica que no ano de 2003 o Estado criou uma iniciativa similar, que seria executada em parceria com a AMAMS, mas depois foi transferida para a Ruralminas. O projeto não deu certo. Ele parabeniza a AMAMS pela retomada do projeto e por isso, ficou marcada uma reunião na primeira semana de março, em Belo Horizonte, com a diretoria da Emater, para estabelecer os detalhes dessa parceria, tendo em vista que a Embater participará efetivamente da execução, ajudando as Prefeituras.