AMAMS E GOVERNADOR ROMEU ZEMA SE REÚNEM PARA DISCUTIR AS PRINCIPAIS DEMANDAS DO NORTE DE MINAS

| 10 de Março de 2022 - 16:02

O governador Romeu Zema recebeu, nesta quinta-feira (10), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho” e prefeitos da diretoria executiva da entidade, encontro articulado pelo deputado estadual, Zé Reis, após pedido da AMAMS. A maior associação macrorregional do país cobrou agilidade nas questões que travam a implantação do Projeto 08 da Mineradora Chinesa Sam Metais, que está previsto para ser montado na região de Padre Carvalho Carvalho, Grão Mogol, Fruta de Leite e Josenópolis, empreendimento com capacidade de produzir 27,5 milhões de toneladas de minério por ano e com teor de 66,2% de ferro, com a oferta de 6.000 empregos. O investimento previsto é de 2,1 bilhões de dólares. 

      O presidente da AMAMS solicitou pavimentação de trechos de estradas e recapeamento na MG 401 que liga Jaíba a Matias Cardoso; trechos de pavimentações na seguintes localidades: 44 km de Rio Pardo de Minas a Santo Antônio do Retiro, que interliga os Vales do São Francisco e Rio Pardo e cria uma nova rota viária no Norte de Minas;  22 km de Monte Azul ao entroncamento de Catuti, e a cidade de Gameleiras; 60 km de Fruta de Leite a Taiobeiras; 40 km de Vargem Grande de Minas a São João do Paraiso; 20 km de Curral de Dentro a Mirandópolis/Taiobeiras;10 km de Cachoeira de Pajeú a BR 251; 90 km de Grão Mogol a Virgem da Lapa; 70 km entre Coração de Jesus e Ibiaí; 42 km da MG 202 (Ponto Chique/ São Romão). Além desses pedidos, José Nilson Bispo de Sá, apresentou sugestões de alteração da resolução conjunta SEMAD/IEF Nº 3102, de 26/10/2021 ao alegar que a decisão traz mais burocracia, custos e que pode prejudicar à permanência do homem no campo, comprometendo o desenvolvimento da região Norte do Estado. A solicitação foi apoiada pelo 2º vice-presidente da AMAMS e prefeito de Coração de Jesus, Robson Adalberto Mota Dias. A AMAMS pediu apoio do governador Romeu Zema, que ele intervenha nesta resolução. O 2º Vice-presidente também abordou os serviços prestados pela Copasa nos municípios e em Coração de Jesus, segundo ele, são alvos de reclamações por parte da população e deveriam ser mais eficientes. 

Outro pedido feito durante a reunião com o governador, foi a doação de máquinas da XCMG para a AMAMS. Segundo o presidente José Nilson Bispo de Sá, o maquinário poderá auxiliar na reconstrução de estradas, pontes e vias públicas dos municípios afetados pelas fortes chuvas de dezembro, janeiro e fevereiro, com inserção direta em ações e obras que beneficiem a população, neste momento, especialmente as regiões mais afetadas. O governador Romeu Zema se prontificou em ajudar o Norte de Minas através da AMAMS e agradeceu a diretoria da entidade pelo encontro e por apresentar as principais demandas da região.