AMAMS E GRÃO MOGOL FAZEM SEMINÁRIO DE ENOTURISMO NESSA SEXTA-FEIRA

| 04 de Novembro de 2021 - 21:37

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e a Prefeitura de Grão Mogol promovem nesta sexta-feira o I Seminário de Enoturismo e Turismo Gastronômico do Norte de Minas, com palestras de Professor Doutor Vander Valduga, uma das maiores autoridades em enoturismo do país, a enóloga, Ana Borges, o Chef de Cozinha, Wessery Zago, e a Gastrônoma, Bernadete Guimarães. A realização do seminário busca aproximar os gestores, empreendedores e trabalhadores dos setores de Turismo e Gastronomia no Norte de Minas, das principais tendências e inovações do mercado. O evento conta com o apoio de parceiros, como a Secretaria Municipal de Turismo de Grão Mogol, do Circuito Turístico Lago de Irapé, e do Convention & Visitors Bureau e do Sebrae Minas.
De acordo com o superintendente de Turismo da AMAMS e secretário de Turismo, Ítalo Mendes, o evento discutirá as inter-relações entre a comida, o vinho e as viagens, destacando as contribuições da Gastronomia para a construção de experiências memoráveis nos destinos turísticos, valorizando e diversificando a oferta turística local. Para participar do Seminário, que acontecerá na Casa da Cultura, entre às 10h e 16h, é necessário se inscrever em:https://www.sympla.com.br/seminario-de-enoturismo-e-turismo-gastronomico-do-norte-de-minas__1387496
Grão Mogol está a 150 km de Montes Claros e a 550 km de Belo Horizonte. Situado no alto da Serra do Espinhaço, a cidade de clima ameno destaca-se por suas belezas naturais como rios e cachoeiras, além de trilhas de grande potencial para o cicloturismo, para o trekking e para a observação de aves. Além disso, o município abriga o Parque Estadual de Grão Mogol. Dentre os atrativos da cidade, destaca-se a Igreja Matriz de Santo Antônio, toda construída em madeira e pedra, considerada uma das mais imperdíveis de Minas, o Presépio Natural Mãos de Deus, considerado o maior presépio a céu aberto do mundo, com uma área de 3.600 m², a produção de vinhos finos do Vale do Gongo, além do casario colonial tombado como Patrimônio Estadual e o rico artesanato, vendido para as maiores lojas de decoração do país.
O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, destaca que todo esforço para gerar empregos e renda tem de receber o apoio e por isso, a AMAMS está nessa luta. Ele lembra que a gastronomia do Norte de Minas é muito forte, como a carne de sol, apreciada em várias partes do mundo, o arroz com pequi, a cachaça que é a melhor do mundo, o frango caipira. Tem de criar uma conscientização e preparar os Norte-mineiros para essa situação e transformar isso em fonte econômica.