AMAMS E IPGC FAZEM ACORDO PARA CIDADES INTELIGENTES

| 05 de Outubro de 2021 - 19:08

 
       A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades estabeleceram acordo para levar aos 86 municípios do Norte de Minas o Projeto “Cidade Inteligente”, que prevê a implantação de iluminação pública com LED e fibra ótica, além de Câmaras de Vigilâncias nas cidades. O presidente da ong OSCIP, Leonardo Santos, se reuniu na manhã desta terça-feira, na sede da AMAMS, em Montes Claros, com o presidente da entidade, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho e coordenadores de Departamento da AMAMS, quando assumiu o compromisso de viabilizar esse projeto sem qualquer ônus para os cofres municipais, tendo em vista que a caberá a iniciativa privada participar do projeto. Ele veio acompanhado da consultora Elbe Brandão e do prefeito de Couto de Magalhães, Jose Eduardo Rabelo.
O primeiro passo, depois de assinado o Protocolo de Intenção, é a criação do Consorcio Estadual de Cidades Inteligentes, que funcionará dentro da AMAMS e com previsão de reunir 500 cidades mineiras. Leonardo Santos explica que existe necessidade de criar esse consorcio e escolheu a AMAMS pela peculiaridade da entidade, que congrega vários municípios. O presidente salienta que o projeto Cidade Inteligente está inserido no programa Brasil Inteligente, que tem como foco dinamizar a prestação do serviço público, através da concessão pública e sempre buscando maior escala. Por isso, é necessário contar com um consorcio intermunicipal, para formar núcleos de no mínimo 15 mil pessoas.
O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela deu depoimento sobre o sucesso do projeto em seu município, quando permitiu captar mais de R$ 280 milhões em investimentos. O prefeito José Eduardo Rabelo, de Couto dos Magalhães, salientou que veio participar na AMAMS para viabilizar o seu município nesse projeto, de comum acordo com Bocaiuva e Olhos D’água. O presidente da amams, José Nilson Bispo de Sá, anunciou que formará um grupo com Padre Carvalho, Grão Mogol, Josenópolis e Fruta de Leite para adotar o Cidade Inteligente. 
TV AMAMS – Hoje estreou a TV AMAMS, criado pela entidade como espaço para os municípios do Norte de Minas apresentarem a suas ações e evento. O jornalista Luiz Montes, coordenador do Departamento de Comunicação da AMAMS, afirma que a emissora poderá ser acessada pelo YouTube e o conteúdo será do material produzido na AMAMS e pelas Prefeituras do Norte de Minas.