AMAMS E MINISTÉRIO DA CIDADANIA PROMOVERAM EM MONTES CLAROS JORNADA DO AUXÍLIO BRASIL

| 15 de Junho de 2022 - 11:35

Uma articulação da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) resultou na realização da rodada de apresentações sobre os programas de transferência de renda e das políticas de assistência social do Governo Federal, evento realizado nesta terça e quarta-feira (14 e 15), no auditório da Amams, e que já ocorreu em vários estados. Cerca de 300 representantes do setor de Assistência Social, entre prefeitos, secretários municipais e gestores públicos de 89 municípios da região e o deputado estadual Zé Reis estiveram em Montes Claros para acompanhar o evento realizado em Minas Gerais.

          O ministro substituto do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão, fez a abertura da Jornada do Auxílio Brasil, nome dado à rodada de apresentações, e falou do programa que beneficia mais de 18 milhões de famílias em todo país.  “A partir de agora, quem recebe o cartão do Auxílio Brasil não precisa mais se deslocar às agências bancárias ou lotéricas. Pode ser usado diretamente na padaria, no mercadinho e no comércio local, são R$ 400,00 reais depositados direto na conta do beneficiário, benefício que garante segurança alimentar das famílias mais vulneráveis e impulsiona o comércio de todas as cidades brasileiras e regiões como por exemplo Montes Claros que antes eram
 injetados no antigo programa 2 milhões de reais e agora com o Auxílio Brasil são mais de 8 milhões”. Disse o ministro. 

           O vice-presidente da Amams e prefeito de Buenópolis, Célio Santana, ressaltou a importância da jornada do Auxílio Brasil para os profissionais que atuam na assistência social dos municípios da região. “A Amams é parceira do Ministério da Cidadania e estamos de portas abertas para compartilhar as ações do Governo Federal. Neste evento, tivemos a oportunidade de conhecer melhor os programas de distribuição de renda, especialmente o Auxílio Brasil. Agradeço ao Ministro Luiz Galvão por aceitar este nosso convite e por fortificar ainda mais esta parceria da Amams com o Ministério da Cidadania”, disse.

          Leila Sousa, psicóloga e coordenadora do departamento de Assistência Social da Amams, destacou a participação da associação em promoções de encontros para apresentações e discussões de pautas relacionadas à assistência social no âmbito municipal e federal. "A Amams atua em 89 municípios da região com serviço de prestação de orientação, assessorias, elaboração e articulação de políticas públicas. A jornada do Auxílio Brasil contribuiu para o gerenciamento e para o debate sobre a política de assistência social, além de conhecer as inovações que o Governo Federal traz, sendo gratificante para os profissionais que estão na ponta, por trazer maior conhecimento e contato direto com os técnicos do Ministério da Cidadania", disse.