AMAMS E MINISTÉRIO DA SAÚDE DEBATERÃO COM MUNICÍPIOS USO DA CLOROQUINA, E APLICAÇÃO DE VERBAS DO COVID 19

| 06 de Agosto de 2020 - 15:45


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) realizará no dia 15 de agosto, sábado, uma reunião com os prefeitos e secretários municipais de saúde do Norte de Minas para debaterem o uso do medicamento Cloroquina para os casos iniciais de COVID 19 e ainda como os prefeitos poderão aplicar os recursos liberados pelo Governo. O evento será em parceria com o deputado federal Marcelo Freitas e o montesclarense Antônio Geraldo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Raphael Câmara, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde participarão do evento, quando abordarão o projeto “Retorno Seguro” e “Quarta Onda – Saúde Mental”.

A secretária Mayra Pinheiro participou recentemente de videoconferência com os empresários de Montes Claros, sobre a flexibilização dos bares e restaurantes na cidade, em evento com a participação da secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, que se queixou da dificuldade de comprar medicamentos para os casos de Covid. A secretária Mayra Pinheiro de imediato liberou a doação de 100 mil comprimidos da Cloroquina e 10 respiradores para Montes Claros, assim como 5.000 comprimidos de Cloroquina e três respiradores para Grão Mogol. Bocaiuva receberá 5.000 comprimidos da Cloroquina e pediu cinco respiradores.

Na manhã dessa quinta-feira foi realizada uma  reunião na AMAMS com o deputado Marcelo Freitas, o empresário Francisco Assis Júnior e o advogado Lucrelho Diniz, ligados ao montesclarense Antônio Geraldo e ainda com Ronaldo Soares Dias, secretário-executivo da AMAMS e José Antônio Barbosa, que discutiram a pauta. No dia 15, a reunião será presencial para número limitado de pessoas e transmitida ao vivo. Na terça-feira será realizada nova reunião, com as presenças do coordenador regional do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Edvaldo Farias, a superintendente regional de Saúde, Dheyme Pereira Marques.

O presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí, explica que além dos medicamentos, o assunto mais importante a ser elaborado é a orientação aos prefeitos e assessores sobre a aplicação dos recursos destinados ao COVID 19, pois, até agora existem dúvidas sobre o assunto. O deputado Marcelo Freitas reforça esse argumento, pois, afirma que o valor anunciado é um teto máximo que cada município poderá receber, mas condicionado a captação de recursos, como das emendas parlamentares.