AMAMS E MINISTÉRIO PÚBLICO PROMOVEM ENCONTRO COM PREFEITOS
| 15 de Maio de 2023 - 16:03![](/sites/000/6/2023/05/WhatsAppImage20230515at1557481.jpeg)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) promoveu nesta segunda-feira, 15 de maio, mais uma reunião regional para avançar e potencializar uma ligação mais direta com os gestores públicos municipais. A iniciativa, chamada de Defesa Ativa do Patrimônio Público, busca discutir temas e alinhar entendimentos de interesse da área e aproximar o Ministério Público dos gestores municipais, além de fornecer informações sobre a criação de ouvidorias municipais. O evento foi realizado no auditório da Amams, em Montes Claros e cerca de 300 pessoas estiveram presentes.
Na abertura do encontro, diante de um público formado por prefeitos e prefeitas, assessores e procuradores jurídicos da região e promotores de justiça da regional Norte, além da Ouvidora-Geral do Ministério Público, Promotora de Justiça Dra. Nádia Estela Ferreira Matheus, o presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, falou da importância do evento e agradeceu.
“Todos nós sabemos que a gestão pública municipal não é fácil, e com essa aproximação com o Ministério Público fica mais fácil para que possamos conduzir a administração do nosso município. Nós, prefeitos, agradecemos ao Ministério Público por essa iniciativa, que tem como objetivo aproximar o Ministério Público dos gestores municipais, como também estimular o fortalecimento de controladorias internas e a criação das ouvidorias municipais”. A Amams está sempre a disposição do Ministério Público. Agradeço pela iniciativa e as presenças de todos” finalizou o presidente da Amams.
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Promotor de Justiça Daniel de Sá Rodrigues, no uso da palavra enfatizou a adesão dos municípios ao projeto. “Nosso compromisso é atender o cidadão com mais serenidade e transparência, funções determinantes na gestão pública e nas promotorias de justiça. Dentro das orientações do projeto as gestões públicas devem criar as ouvidorias municipais, sendo um canal direto com o Ministério Público. Criar uma rede de ouvidorias será de grande valia para os gestores e para MP/MG. Deve haver uma parceria para que as manifestações municipais sejam resolvidas”, disse o promotor de justiça.
A Ouvidora-Geral do Ministério Público, promotora de justiça Nádia Estela Ferreira Mateus, promoveu no período da tarde uma capacitação sobre como criar, instalar e estruturar as Ouvidorias Municipais. No final do encontro, prefeitos e prefeitas assinaram um termo de adesão ao projeto, um compromisso de criação das ouvidorias municipais com ligação direta com o Ministério Público Estadual. Ainda esteve presente no evento a coordenadora regional de Defesa do Patrimônio Público do Norte de Minas Gerais, promotora de justiça Dra. Danielle Cristina Barral de Queiroz.