AMAMS É PARCEIRA DA RECEITA FEDERAL NO SEMINÁRIO DO PROJETO DE ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS

| 25 de Novembro de 2020 - 12:03

A Receita Federal de Minas Gerais realiza nessa quinta-feira, dia 26 de novembro às 10 horas a palestra “Atendimento Online dos Órgãos Públicos”, que é direcionado aos novos prefeitos. O evento tem o apoio da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e discutirá vários assuntos, como o bloqueio e retenção do Fundo de Participação, Ferramentas para Atendimento Virtual dos Municípios, Processo Dossiê de Atendimento, Dossiê Digital de Atendimento, Portal e-CAC, Chat RFB e o Fale Conosco. O presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí, salienta que são medidas que ajudarão as Prefeituras, de forma desburocratizada.
Esse projeto tem Montes Claros como ponto de partida, pois o supervisor geral é o montesclarense André Giordani Santos Silva, da Delegacia da Receita Federal de Montes Claros, que desde 2019 implantou a iniciativa no Norte de Minas e isso agradou a direção da Receita Federal, que está ampliando para todo pais. O delegado Filipi Florence, de Montes Claros, afirma que no Norte de Minas foi instalada um Posto de Atendimento aos Cidadãos, na cidade de Janaúba e está em processo de instalação em Salinas e Espinosa. Porém, existe esse modelo criado por André Giordani que é específico para os órgãos públicos.
O supervisor André Giordani lembra que desde 2019 foi criado esse projeto na 6ª Região Fiscal, com a participação de especialistas da Receita Federal de todo Brasil e ficou sob sua supervisão os casos dos órgãos públicos. Com a iniciativa, acabou a exigência da presença de prefeitos ou assessores nas sedes da Receita Federal. Tudo passou a ser de forma virtual. Se criou novas ferramentas, onde cada município passa a ter um processo de atendimento, em via de mão dupla, pois as Prefeituras encaminham suas demandas e a Receita Federal também usa o mesmo mecanismo. No evento, os representantes receberão um treinamento.