AMAMS E PETROCITY DISCUTEM IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MINAS - ESPÍRITO SANTO

| 09 de Fevereiro de 2022 - 09:56

Durante a manhã dessa terça-feira (08/02), o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), José Nilson Bispo de Sá, o ‘Nilsinho’, prefeito de Padre Carvalho, esteve reunido com o diretor presidente da empresa Petrocity Portos, Sr. José Roberto Silva. Os dois discutiram sobre a implantação da Estrada de Ferro ‘Minas - Espírito Santo’, que vai iniciar em São Mateus, no Espirito Santo. A malha ferroviária desse grande investimento terá extensão de 3.200 km. As cidades de Grão Mogol, Montes Claros e Unaí estão na rota da ferrovia e contarão com terminais de transbordo. 
Conforme afirmou o presidente da Petrocity Portos, o investimento previsto para esse novo empreendimento é de R$ 23 bilhões com construções de quatro ferrovias, sendo investidos no Norte e Noroeste de Minas cerca de R$ 14 bilhões. Todo este montante vai contar com um aporte financeiro de investidores estrangeiros. “Estamos tratando de um mega negócio no setor de transporte ferroviário para o norte e noroeste de Minas.  O projeto prevê a construção de uma nova estrada de ferro às margens da BR-381, com Terminais de Transbordo em Barra de São Francisco, Grão Mogol, Montes Claros e Unaí. Todos tem a ganhar, e a região poderá ser beneficiada com geração de emprego e renda”, disse. 
 O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, o ‘Nilsinho’, prefeito de Padre Carvalho, destacou a articulação da entidade para que audiências públicas sejam realizadas com intuito de informar a população sobre a importância desse projeto. “Nossos municípios são grandes produtores de madeira, minério, carvão, frutas e outros produtos. O custo das operações com o transporte de cargas via estradas gera um valor muito alto que reflete no preço final dos produtos que chegam aos consumidores. Com a implantação dessa ferrovia, produtores e empresários terão menor custo e essa diferença, poderá ser empregada na geração de mais empregos e investimentos”, ressaltou.
Após a reunião na sede da AMAMS, o presidente da Petrocity Portos, Sr. José Roberto Silva, participou da primeira Audiência Pública na Câmara Municipal de Montes Claros onde apresentou o projeto.