AMAMS E RECEITA FEDERAL ORIENTAM MUNICÍPIOS A MELHORAR ARRECADAÇÃO

| 31 de Agosto de 2021 - 15:33

 
       A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e a Delegacia da Receita Federal de Montes Claros orientarão os municípios do Norte de Minas com mais de 30 mil habitantes a melhoraram a arrecadação de impostos, principalmente com o uso de tecnologia de informações. O assunto foi tratado na manhã dessa terça-feira, 31, em reunião realizada na Delegacia da Receita Federal, entre o delegado Filipe Araújo o secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Soares Mota Dias e o coordenador do Departamento de Convênios da AMAMS, José Antônio Barbosa. Com isso, os municípios terão acesso a Base de Dados da Receita Federal, podendo cobrar o Imposto Sobre Serviços (ISS) dos profissionais que declaram Imposto de Renda. Atualmente apenas os municípios de Montes Claros e Salinas tem esta parceria.
A AMAMS e a Receita Federal já atuam em parceria desde o ano de 2020, quando criaram o Posto de Atendimento Virtual implantado em 30 municípios do Norte de Minas. Nessa quarta-feira será inaugurado o PAV de São Francisco e no dia 15, de Catuti. O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho explica que a iniciativa é uma boa ideia para fortalecer os municípios, sem sufocar os moradores, Ele afirma que o aumento da arrecadação municipal se transforma em benefícios para a população, pois as ações das Prefeituras são para ajudar os moradores, com obras e serviços.
No dia 29 o projeto será apresentado para os prefeitos das 30 maiores cidades do Norte de Minas, em evento no auditório da AMAMS com a presença do prefeito e do gestor de arrecadação. Filipe Araújo explica que desenvolveu uma Cartilha Eletrônica, com todo projeto, que orienta como os municípios devem se comportar, para cobrar o IPTU, ISS, ITR e vários outros impostos. Ele lembra que existem exemplos bem sucedidos, como Buritizeiro que passou a arrecadar R$ 1,5 milhão por ano de ITR ou mesmo de Montes Claros, que passou a cruzar os dados da declaração do imposto de renda e aumentou a sua arrecadação de ISS, cobrado dos profissionais liberados.