AMAMS E UNIMONTES DEFINEM PARCEIRA PARA O NORTE DE MINAS

| 10 de Setembro de 2020 - 14:06


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estabeleceram parcerias para várias ações no Norte de Minas, conforme reunião realizada na última quarta-feira de manhã com o reitor Antônio Avilmar. O foco será principalmente nas ações de extensão, com iniciativas nas cidades do Norte de Minas, além da AMAMS abrir espaço para os estágios de diversos acadêmicos da instituição. A AMAMS é a única entidade municipalista que participa do Conselho Universitário, em nome de todos os prefeitos.
O secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Soares Dias, a gerente Dayanne Silva e o assessor jurídico Felipe Leal mostraram ao reitor que a parceria entre às duas instituições é bem consolidada ao longo dos anos, com os professores da Unimontes sempre participando dos seminários, simpósios, mesas redondas e debates e com isso, levando o conhecimento cientifico para atender a população do Norte de Minas, mas que o presidente Lara Batista Cordeiro quer intensificar essas ações, ainda mais com a conjuntura atual de Pandemia, que gerou vários impactos e as Prefeituras precisam do suporte da Unimontes.
O assessor jurídico Fellipe Leal mostrou que ainda esse ano a AMAMS promoverá dois eventos técnicos da área jurídica, que é o eleitoral, onde orientará os municípios sobre as regras a serem seguidas; assim como em dezembro, junto com o Tribunal de Contas de Minas Gerais, fará um evento de orientação sobre a prestação de contas, comissão de transição e capacitação dos prefeitos eleitos, de primeiro mandado. Por isso, pediu a ajuda da Unimontes na concretização desse projeto. A gerente Daiane Dias salientou que a AMAMS tem Departamentos Técnicos de Engenharia, Educação, Saúde, Contabilidade e Convênios, que podem receber os estagiados dos cursos da Unimontes.
O reitor Antônio Avilmar destacou que a Unimontes tem um histórico de parceria com a AMAMS e isso se intensificou com o Unimontes Solidária, onde os acadêmicos vão às cidades e atuam com os moradores; assim como no ano passado, realizou a Campanha de Valorização Eleitoral do Norte de Minas. Lembrou que nesse ano, por causa da Pandemia Coronavirus, foram repassados aos hospitais da região mais de 43 respiradores de UTIs e que o Hospital Universitário recebe pacientes de toda região. Lembrou ainda a parceria para a realização dos concursos públicos municipais e que está a disposição para ampliar essa parceria. Participaram o pro-reitor de Planejamento, Aloiso Afonso Rocha e o assessor José Otávio Braga Lima.