AMAMS ELEGE O PREFEITO DE SÃO JOÃO DA LAGOA, RONALDO SOARES MOTA DIAS “RONALDINHO”, COMO SEU 21º PRESIDENTE

| 07 de Janeiro de 2025 - 15:09



A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), maior entidade macrorregional política do Brasil, elegeu na manhã desta terça-feira, 7 de janeiro, por aclamação, o prefeito Ronaldo Soares Mota Dias, de São João da Lagoa como seu presidente para o mandato de 2025 a 2026, em pleito com chapa única. Ele é o 21º presidente da entidade, criada em 1º de dezembro de 1977. Ronaldinho é o presidente mais jovem já eleito na AMAMS. A posse oficial ocorrerá dia 15 e em data a ser definida será realizada a posse festiva.
 
A nova diretoria executiva da AMAMS ficou composta pelos seguintes prefeitos:
PRESIDENTE – Ronaldo Soares Mota Dias (Ronaldinho); de São João da Lagoa;
1º VICE-PRESIDENTE – Diego Andrade Braga Fagundes, de Grão Mogol;
2º VICE-PRESIDENTE - Fredson Lopes França, de Montalvânia;
DIRETOR DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA - Caio Freire Cunha, de São João do Pacuí;
DIRETORA DE MEDIAÇÃO E CONFLITOS - Maurina Fonseca Mota, de Ibiaí;
DIRETOR DE ARTICULAÇÕES E NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS - Helder da Silva Mendes, de Pedras de Maria da Cruz;
DIRETOR DE GERENCIAMENTO ECONÔMICO FINANCEIRO E DE PROJETOS, Marcilio Alisson Fonseca de Almeida, de Arinos;
DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL - Delermando do Nascimento França, de Catuti;
DIRETOR DE INFRAESTRUTURA, MOBILIDADE E PARCERIAS - Saulo Gabriel Antunes Feliciano, de Monte Azul.
 
CONSELHO FISCAL:
Samuel Barreto Neto, de Coração de Jesus;
Pedro Braga, de Buritizeiro;
Eder Leandro Lima Rios, de Botumirim.
 
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:
 Geraldo Moisés de Souza, de Itacambira;
 Juvenal Alves dos Santos, de Luislândia;
 Welson Gonçalves da Silva, de Japonvar.
 
A Amams foi criada em 1º de dezembro de 1977, na época com o nome de Associação dos Prefeitos do Norte de Minas, por iniciativa da Sudene, como forma de criar um canal de apoio político em prol do desenvolvimento do Norte de Minas. O então prefeito de Montes Claros, Antônio Lafetá Rebello, foi eleito seu primeiro presidente e exerceu o cargo por seis anos, a entidade funcionava em uma sala da Prefeitura de Montes Claros. Depois passou a funcionar no edifício Dio Colares, onde estava a sede da Sudene, em Montes Claros. No ano de 1990 construiu sua sede atual, no bairro Ibituruna.
 
A sua galeria de presidentes é formada pelos prefeitos Antônio Lafetá Rebello, de Montes Claros, José Mario Pena, de Francisco Sá; João Ferreira Lima, de Januária; Joel Cruz, de Taiobeiras; Sinval Leite, de Claro dos Poções; Arlen Santiago, de Coração de Jesus; Manoel Capuchinho, de São João do Paraíso; Oswaldo Dernandes, de Salinas; Antônio Dias (Êca), de Olhos D’água; Getúlio Braga, de Brasília de Minas; José Barbosa Filho Zinga, de Catuti; Walmir Moraes, de Patis; Ronaldo Mota Dias, de São João da Lagoa; Carluccio Mendes, de Mirabela; Cesar Emilio, de Capitão Enéas; Luiz Rocha Neto, de São Francisco; José Reis, de Bonito de Minas; Marcelo Félix, de Januária; Lara Batista Cordeiro, de Ibiaí, e José Nilson Bispo de Sá (Nilsinho), de Padre Carvalho.
 
No seu discurso, Ronaldo Soares Mota Dias conclamou os prefeitos do Norte de Minas a se unirem para buscarem uma solução para a crise na saúde pública, buscando assegurar o acesso a rede hospitalar para os pacientes do Norte de Minas, assim como a duplicação da BR 251, conhecida como estrada da morte. A sua proposta em torno da BR 251 foi referendada por todos participantes do evento, inclusive os deputados.