AMAMS ENTREGOU PREMIAÇÃO A CORAÇÃO DE JESUS NO PREVINE BRASIL

| 07 de Fevereiro de 2022 - 10:34

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) entregou à Secretaria Municipal de Saúde de Coração de Jesus o certificado pela melhor colocação alcançada entre os municípios filiados à entidade no programa Previne Brasil, nesse ano. A coordenadora do Departamento de Saúde da AMAMS, Dra. Dayane Ferreira, se reuniu com a equipe de saúde, quando explicou que o município apresentou o melhor indicador e crescimento no ranking do Norte de Minas. Os municípios de Mato Verde e Gameleiras foram os melhores classificados no ranking regional, mas Coração de Jesus teve a maior transformação, um destaque exemplar pela evolução nos resultados que no segundo quadrimestre de 2021 havia alcançado a meta de apenas um dos sete indicadores, o Secretário Municipal de Saúde Guilherme Leal Andrade não mediu esforços para possibilitar às equipes a Capacitação da AMAMS no Previne Brasil, com foco na melhoria do atendimento aos pacientes do SUS. O resultado municipalista só demonstra que com as orientações e instruções corretas no tocante ao planejamento e programação das ações, acrescidas de uma equipe comprometida em reverter a situação, o alcance das metas é possível.
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
A coordenadora do Departamento de Saúde, Dra. Dayane Ferreira, explica que o ranqueamento foi criado como forma de incentivar os municípios a melhorarem ainda mais seus indicadores e por isso, Coração de Jesus ficou em primeiro lugar entre os filiados, com nota 9,68, depois Catuti e Felixlândia, com índice 9,60, Grão Mogol com 9,52, Montezuma com 9,49, Manga e Augusto de Lima com 9,32 pontos. 
O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, o ‘Nilsinho’, prefeito de Padre Carvalho, salienta que esse é o ranking do bem, pois estimula os municípios a melhorarem o atendimento na saúde e em consequência, contribui para a população enfrentar esse momento, onde o setor de saúde é bastante demandado pelo surto de gripe e ainda pelos impactos da Pandemia.