AMAMS FAZ VIDEOCONFERÊNCIA SOBRE SITUAÇÃO DA PANDEMIA CORONAVÍRUS

| 14 de Maio de 2020 - 08:00

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) realizará na próxima terça-feira, dia 19 de maio, uma videoconferência com os prefeitos e secretários municipais de Saúde do Norte de Minas filiados a entidade, para discutir a situação de cada município em razão da Pandemia Coronavírus e avaliar quais medidas precisam ser adotadas em conjunto. O presidente Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí, explica que a proposta é saber a realidade do Norte de Minas e a partir dai, analisar a situação regional. 
Os dados do Boletim Estadual indicam que o Norte de Minas tem 20 municípios e 97 registros de Coronavírus. São 88 casos de pacientes com a doença e nove mortes. Os casos foram em Bocaiuva (1) Brasilia de Minas (5), Ibai (1), Icaraí de Minas (1), Itacarambi (1), Janaúba (5), Mamonas (1), Matias Cardoso (2), Monte Azul (2), Montes Claros (38)), Nova Porteirinha (1), Pirapora (2), Porteirinha (3), Riachinho (1), São Francisco (23),  São João do Paraíso (1), São Romão (2) e Várzea da Palma (1). Foram nove mortes,  com Espinosa (2), Montes Claros (3),  São Francisco (2),  São Romão (1) e  Varzelandia (1).
 Desde que surgiram os primeiros casos notificados no Norte de Minas a AMAMS tomou a iniciativa de propor a formação de um Comitê Regional de Enfrentamento ao Coronavirus no Norte de Minas e alertou sobre a necessidade de comprar mais respiradores e ainda ampliar a quantidade de leitos de UTIs, pois um relatório do Departamento de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais apontou que a microrregião de Manga apresentava o maior vazio de leitos no Brasil.
Depois a AMAMS foi convidada a compor o Centro Integrado de Comando e Controle Local do Covid 19, que fica em Montes Claros, representando as Prefeituras do Norte de Minas. O presidente  Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí é o titular e colocou o coordenador do Departamento de Saúde da AMAMS, Daniel Savio como membro fixo, ainda mais quando se discute o projeto Minas Consciente, que define as medidas sanitárias a serem adotadas em cada município.