AMAMS, FIEMG E CONVENORTE COBRAM ANTECIPAÇAO DA DUPLICAÇÃO DA BR 251
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) está participando em Brasília (DF), do “SimplificaSUAS”, que teve início na manhã desta terça-feira (20/08) e prossegue até quinta-feira (22/08), cujo foco é discutir o financiamento da assistência social no país. O evento é organizado pelo Fundo Nacional de Assistência Social e pela Secretaria Nacional de Assistência Social, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Social. A coordenadora do Departamento de Políticas Sociais da Amams, Laila Tatiane de Souza foi convidada para participar do evento, que basicamente reúne os secretários estaduais.
Na pauta do evento está incluída a discussão sobre as emendas parlamentares para a assistência social. Neste ano, a Amams sediou um evento com esta abordagem, com as presenças do secretário nacional André Quintão e sua equipe técnica onde os gestores municipais do Norte de Minas pediram que fosse estabelecido um percentual para a assistência social, como na educação, de 25% e na saúde de 15%. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, salienta que a participação da Amams em um evento nacional confirma a atuação da entidade neste setor. Ele lembra que a Amams e o MDS têm uma parceria de sucesso, como no caso de distribuição de cestas básicas aos quilombolas e flagelados da seca.
“O Norte de Minas está no semiárido brasileiro. Tem um sol que produz frutas de alto padrão e ainda energia limpa. Mas também causa sequelas sociais, por causa dos baixos índices pluviométricos, que deixam famílias carentes em vulnerabilidade social. nesta hora é fundamental o papel da assistência social para socorrer estas pessoas e a Amams procura capacitar os gestores municipais habilitados a atenderem as demandas geradas” – explica Nilsinho.
Um dos temas abordados neste evento em Brasília (DF) foi como o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) pode ajudar os municípios, assim como o SIGTV que define normas as emendas parlamentares. Nesta quarta-feira, dia 21, se discutirá o programa de cooperação acadêmica em defesa nacional, que fomenta a cooperação entre as instituições civis e militares para implementação de projetos voltados a formação de recursos humanos e à produção de pesquisas cientificas e tecnológicas qualificadas na área de Defesa.