AMAMS INSTITUI DIPLOMA ANTÔNIO LAFETÁ REBELLO PARA HOMENAGEAR PERSONALIDADES DO DESENVOLVIMENTO

| 12 de Julho de 2021 - 15:36

 
      A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), instituiu o Diploma de Honra “Antônio Lafetá Rebello”, conforme portaria assinada pelo presidente José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho. Essa medida foi adotada para homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento regional. O primeiro diploma será entregue no dia 3 de agosto ao procurador geral de Justiça, Jarbas Soares Junior e no mês de setembro ao presidente Jair Bolsonaro. O presidente Jose Nilson Bispo de Sá explica que a criação do Diploma era fundamental, para unificar as homenagens que a AMAMS pretende homenagear a escolha do nome de Antônio Lafetá Rebello é o reconhecimento ao criador da AMAMS e um dos maiores gestores municipais do Norte de Minas.
A AMAMS foi criada no dia primeiro de dezembro de 1977 por um grupo de prefeitos coordenado pelo então prefeito de Montes Claros, Antônio Lafetá Rebelo, que apostava na ideia de unir forças para aumentar o poder de reivindicação dos municípios da região junto aos governos estadual e federal. Ela surgiu com a participação dos 42 prefeitos da área do Polígono da Seca, mas com as emancipações que surgiram desde então, e a adesão de outros municípios como Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício, a região de abrangência da Associação conta atualmente com 86 municípios que ocupam uma área de 24 mil 561 Km quadrados e possuem uma população de mais de 1 milhão e 500 mil habitantes. Até o ano de 1982 a AMAMS funcionou no prédio da Prefeitura de Montes Claros. Depois se instalou no edifício Dio Colares, na Praça Doutor Carlos. Até que construiu a sua sede própria.
A homenagem ao procurador Jarbas Soares Junior será no dia 3 de agosto, ele que nasceu em Montes Claros e morou em São Francisco. Graças a sua articulação no acordo da Vale, o Norte de Minas recebeu quase R$ 500 milhões desse acordo, com as pontes no Rio São Francisco, nas cidades de São Francisco, Manga e São Romão. Também articulou a pavimentação da estrada Pintópolis a Urucuia, que interliga o Norte de Minas a Brasília e todo Centro-Oeste do Brasil, encurtando em 200 quilômetros a distância.